Vampirismo Emocional
No entendimento psicanalítico, o vampirismo psíquico é uma influência inconsciente originada pelo humor e tendências comportamentais de uma pessoa para outra.Assim,o processo de vampirismo ocorre por uma projeção e transferência aparentemente afetiva entre as pessoas.
E assim,observamos a ação do vampirismo emocional nas relações doentias,relações que tem como característica o sugar não de sangue mas de energia alheia.Considera-se vampiro emocional aquela pessoa que procura de forma intencional o outro para contar suas queixas,lamentações e cuja energia é tão pesada e negativa que deixa o ouvinte com uma sensação de exaustão ,cansaço mental e físico.
Para Carl Jung(psiquiatra suiço que desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida,arquétipo e inconsciente coletivo) todos os seres humanos possuem conteúdos reprimidos na psique que dão origem a complexos.Esses complexos leem de forma inconsciente o comportamento e o humor das pessoas ao nosso redor e por esta razão,poderia armazenar traumas e estruturas psíquicas conflitantes,contaminando o inconsciente do individuo e isso só seria possível porque em uma psique pode haver conteúdo semelhante a outra psique.
Não quer ser vitíma desse vampiro? Então é preciso observar a real intenção de quem se aproxima de você ,prestando atenção as suas ações e suas palavras.