Autoconhecimento
O despertar do consciente é oriundo da necessidade do saber;
Mas,como é difícil entender a nossa psique.
Pode-se afirmar que as pessoas podem até se contentar com expectativas, querendo enfrentar o eu real ,porém,isso provocará milhares de pensamentos que inibirão as suas atitudes.
Afinal se somos donos de nossos próprios pensamentos como podemos nos deixar influenciarmos tanto ? Que legitimo poder é esse compartilhado ,limitado e controlado pelo ID,EGO e SUPEREGO?
A psicanálise ,através do uso do método psicanalítico,tenta responder a este e a outros tantos questionamentos.
Usando a associação livre, o método investigativo do inconsciente é livre de pré-conceitos ,fazendo surgir um saber novo,um “ saber antes não sabido” .
Em uma sessão de psicanálise ao dizer tudo o que lhe vem à cabeça sem seguir qualquer ordem,limitação ou critério,o analisado mostrará o real conteúdo presente no seu inconsciente e como consequência dessa exposição não recalcada,irá se responsabilizar por cada detalhe que surgir à mente e os medos do paciente serão finalmente enfrentados.
“ O que o paciente viveu sob a forma de transferência,nunca mais esquecerá”.Sigmund Freud.
Enfim,permitir-se o autoconhecimento,o contato com o nosso eu,a nossa legítima essência,a nossa história,mudará a nossa percepção e consequentemente auxiliará a nossa comunicação com o mundo externo(o mundo fora do eu).