Defesas do Inconsciente
Para proteger a personalidade contra o que pode ser considerado como ameaça,o nosso inconsciente aciona estratégias do EGO como mecanismos de defesa.A finalidade é afastar o evento que gera sofrimento da percepção consciente.
Os mecanismos de defesa:
No recalcamento e na repressão,a sensação de pressionamento é tanta que baixa a nossa energia e por consequência optamos por decidir transferir os nossos desejos para o inconsciente.
Na negação,negamos a nossa realidade exterior e a substituímos por uma realidade fictícia.
Para fugir de situações conflituosas atuais a nossa mente poderá também regredir ao tempo.A regressão é o meio de defesa que muitas crianças inseguras utilizam quando descobrem que não serão mais filhos únicos.
Por vezes como meio de defesa a nossa mente poderá também deslocar sensações e sentimentos para uma terceira pessoa que não provocou as suas sensações,os seus sentimentos,a sua frustração.
A nossa mente para defender-se poderá ainda projetar no outro o que na realidade pertence a nós mesmos(pensamentos,defeitos,qualidades).
Já o isolamento é uma defesa típica das neuroses obsessivas.
Existe ainda a possibilidade da nossa mente direcionar sentimentos/sensações ruins que poderiam abalar a nossa personalidade para algo bom,como a cultura,as artes.Este meio de defesa do nosso inconsciente é denominado de sublimação e podemos observar este tipo de defesa em poesias,quadros,música,dança ...As pessoas optam por expressar suas inquietações de forma suave e artística.
Finalmente e não menos importante,temos a defesa por formação reativa que se caracteriza quando a pessoa encobre algo inaceitável através da adoção de uma posição,um comportamento oposto.