CHAKRAS E NUTRIÇÃO

Os Chakras são centros de energia em forma de círculo (chakra = roda) que vibram constantemente no nosso corpo, distribuindo o prana, a energia, através das nadis para nutrir órgãos e sistemas.

Existem inúmeros chakras no nosso corpo, uns mais importantes que outros. Dentre os chakras mais importantes, destacam-se sete que estão localizados ao longo da coluna vertebral até o topo da cabeça.

Você já deve ter visto alguma ilustração com 7 círculos coloridos que fazem uma linha no corpo, esses são os chakras mais conhecidos e estudados. Cada um desses chakras tem uma vibração diferente, por isso cada um é representado por uma cor e um som (mantra) diferentes, e também tem elementos específicos (terra, fogo, água, ar e éter). Quando os chakras estão em equilíbrio, a energia flui pelo nosso corpo livremente, nos mantendo alegres, com energia e saúde. Porém quando um chakra está vibrando em demasia ou menos do que deveria, nosso corpo fica em desequilíbrio, podendo gerar alterações emocionais, psíquicas, problemas de saúde e queda de vitalidade.

Podemos (re) equilibrar os chakras de várias maneiras, uma delas é a alimentação. Abaixo veremos um pouco de cada chakra e quais alimentos são melhores para eles.

1 – CHAKRA BÁSICO

🍎Nome: Muladhara

🍎Significado: Suporte. Está ligado aos órgãos que dão estrutura ao corpo (osso, músculo, coluna, pernas e pés), além do cóccix (períneo) e glândulas suprarrenais (adrenalina).

🍎Cor: Vermelho.

🍎Elemento: Terra.

🍎Quando em desequilíbrio: estresse, solidão e sensação de insegurança. Você também pode sentir espasmos musculares.

🍎Alimentação: Como esse é o chakra da nossa “raiz”, que representa nossa fundação/estrutura, procure ingerir as raízes da natureza, como beterraba, alho, gengibre, batatas, nabo, cenoura, cebola e etc.

Alimentos vermelhos, a cor que simboliza o chakra, também são importantes para equilibrá-lo. Opte por maçã, tomate, romã, morango e cereja. Carne vermelha para aqueles que não são vegetarianos são ótimas para balancear esse chakra também.

2 – CHAKRA SEXUAL OU SACRO

🍊Nome: Swadhisthana

🍊Significado: Cidade do prazer. Está relacionado às gônadas (ovários e testículos), à sexualidade, à energia feminina, procriação, ao baixo ventre e criação de projetos.

🍊Cor: Laranja (roxo ou vermelho, dependendo da circunstância).

🍊Elemento: Água.

🍊Quando em desequilíbrio: Impotência, desânimo, incapacidade de se fazer entender pelos outros. Você também pode sentir dores na lombar, alterações de ciclos menstruais, infecções urinárias ou de rins.

🍊Alimentação: Seu elemento é a água, então água pura é o melhor que você pode dar ao corpo para equilibrar esse chakra. Porém, também pode caprichar na hidratação com chás e sopas/caldos. Salmão, gergelim, sementes de abóbora e girassol contém gorduras boas que nutrem esse chakra. E os alimentos laranjas, já que a cor do chakra está ligada aos alimentos que o equilibram. Então vá de cenoura, laranja, abóbora, manga, pêssego e mamão.

3 – CHAKRA DO PLEXO SOLAR OU UMBILICAL

🍌Nome: Manipura.

🍌Significado: Cidade das jóias. Representa o corpo mental, está ligado ao pâncreas, emoções densas (raiva, tristeza, medo, ansiedade, angústia, tristeza), e a auto estima, transforma energia bruta em ação.

🍌Cor: Amarelo (verde forte e vermelho).

🍌Elemento: Fogo.

🍌Quando em desequilíbrio: O Manipura desequilibrado pode gerar sensação de vergonha, baixa autoestima e falta de confiança em si mesmo. Você também pode ter complicações gastrointestinais como má digestão e gastrite.

🍌Alimentação: Alimentos amarelos como abacaxi, pimentão amarelo, milho, melão e banana. Para balanceá-lo, evite açúcar, farinha branca e alimentos ultraprocessados, que são digeridos rapidamente, pois é um chakra que trabalha na transformação de energia, ou seja, precisa de alimentos complexos, como leguminosas (grão de bico, lentilhas e feijões) e cereais integrais (aveia, arroz integral, centeio) que são metabolizados mais lentamente e mantém a energia por mais tempo. Aposte em temperos como gengibre, cúrcuma e canela que são anti-inflamatórios e aquecem o corpo, energizando o Manipura chakra.

4 – CHAKRA CARDÍACO

🥦Nome: Anahata.

🥦Significado: Câmara secreta do coração. Localizado no centro do peito, coração, está ligado à glândula timo, ao pulmão, ao amor e relações interpessoais. Relacionado ao equilíbrio, compaixão e sistema imune. Representa o corpo astral.

🥦Cor: Verde (amarelo ouro).

🥦Elemento: Ar.

🥦Quando em desequilíbrio: Depressão, angústia, taquicardia, irritação. Você pode sentir dores no peito, ter alterações na pressão arterial e dificuldade na respiração.

🥦Alimentação: Apostar nos alimentos verdes, da cor do chakra é sempre uma boa pedida. Invista em couve, alface, espinafre, brócolis, couve flor, acelga, kiwi e ervilha. Algas como a spirulina também são ótimas. Além de ervas como orégano, manjericão, alecrim e coentro.

5 – CHAKRA LARÍNGEO

🍑Nome: Vishuddha.

🍑Significado: Purificador do sangue. Está ligado às glândulas tireóide e paratireoide (Filtrar sangue e regular ciclos menstruais). Localizado na garganta, está realzionado a comunicação, expressão, voz, autenticidade, concretização. Cuida da boca, garganta e vias respiratórias.

🍑Cor: Azul celeste (lilás, branco, prateado e rosa).

🍑Elemento: Éter.

🍑Quando em desequilíbrio: Com o Vishuddha desequilibrado, você pode se sentir incapaz de tomar decisões, dores no pescoço, tosse, dor de garganta e gengivite.

🍑Alimentação: mirtilos e amoras são os alimentos que mais se assemelham a cor desse chakra, mas as frutas de árvores que são “verdadeiras às suas essências” (caem da árvore quando maduras) como maçã, pêssego, pera, damasco e ameixa, por exemplo, também fortalecem Vishuddha. Alimentação mais líquida como sopas, sucos e chás também são ótimas para esse chakra.

6 – CHAKRA FRONTAL

🍇Nome: Ajna.

🍇Significado: Centro de controle, 3º olho. Localizado na testa, entre as sobrancelhas, está relacionado à glândula pituitária ou hipófise. Cuida do lobo frontal, representa nossa lógica, ideias, raciocínio, aprendizagem, intuição. Também está ligado à saúde de olhos e nariz.

🍇Cor: Azul índigo (branco azulado, amarelo e esverdeado).

🍇Elemento: Todos.

🍇Quando em desequilíbrio: falta de foco, sinusite, dor de cabeça, confusão mental, até problemas psíquicos. Quando Ajna está desequilibrado você pode sentir dificuldade de se conectar com seu lado espiritual e de pegar no sono.

🍇Alimentação: framboesa, uva roxa, amora, jabuticaba e mirtilo. Alimentos ricos em ômega 3, nutriente para o cérebro, como salmão, sardinha, linhaça, chia e nozes são excelentes para esse chakra.

7 – CHAKRA CORONÁRIO

🍫Nome: Sahashara.

🍫Significado: Lótus das mil pétalas. Localizado no topo da cabeça, está ligado à glândula pineal ou epífise. Energiza o cérebro, e está relacionado à consciência e a produção de serotonina (sono, apetite, humor), além da nossa porção espiritual, fé e evolução.

🍫Cor: Violeta (branco fluorescente ou dourado).

🍫Elemento: Todos.

🍫Quando em desequilíbrio: problemas neurológicos, falta de fé, fobias, depressão e tendências suicidas.

🍫Alimentação: Sahashara chakra é muito espiritual e pode ser melhor equilibrado com outros tipos de terapias. Porém, como está ligado à serotonina, é possível que se beneficie de alimentos que aumentem a produção desse hormônio como o cacau e a banana, que são fontes de triptofano, precursor da serotonina.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 13/07/2019
Código do texto: T6695222
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.