Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Incrementando sua frota mercante, no ano de 1898a firma "Marques Braga & Cia", da cidade de Belem, comprou o vapor "Cidade de Porto de Moz", 433 ton, adquirido de "M & M" e registrado na cidade de Manaus, Amazonas.
Para medico de bordo a firma contratou provisoriamente a Romolo Peretti, farmaceutico e quimico italiano, professor da Universodade de Camerino e representante de uma industria quimica da cidade de Milão, a Felice Bisleri e Co.
No Brasil, mais precisamente nas cidades de Belem e Macapá, peretti se ocupava a divulgar um composto quimico a base de quinino ainda em fase de teste e que deveria ser usado na erradicação da malária.
Em uma de suas primeiras viagem ao Acre, depois de passar por vexames com fiscais do governo de Dom Luis Galvez o vapor Cidade de Porto de Moz atracou a boca do Riozinho onde havia um destacamento militar do Estado Independente do Acre.
Peretti encontrou na enfermaria do destacamento 18 praças tirilitando de febre.
O comandante da corporação local, Luiz Barroso de Souza, expondo a triste situação da tropa pediu ao médico que receitasse seu composto àqueles enfermos, alguns já morimbundos.
Peretti receitou-os uma determinada dose de quinino para um tratamento de 15 dias.
Ao regressar recusou receber pelo seu trabalho, não porém pelo medicamento aplicado que a preço de custo portaria em 230$000.
O comandante Luiz Barroso de Souza preenchendo uma ordem de pagamento com a dita quantia endereçou-a a Repartição Pagadora do Governo do Estado. abaixo assinando e datando de "Boca do Riozinho, 27 de novembro de 1899.
No ano de 1903 o Dr. Francisco Miranda da Cunha Mattos, chefe do serviços sanitários do Exercito, no Pará, recomendou os serviços daquele higienista, aos médicos militares Manoel Caetano da Silva e Luiz Pereira de Souza em serviço no Acre, com um porém, que fossem fiscalizados os resultados da formula do Laboratório F.Bisleri, agora patenteada sob a marca de "Esanofele".
O chefe dos serviços sanitários no Acre tão logo assistiu os resultados subscreveu ao seu comandante que, ao cabo de 12 dias todos os pacientes submetidos ao tratamento com o Esanofele estavam de alta.
****************************
Referencias;
"O Pará" - Periódico. Belem, 21 de março de 1899.
"A Província do Pará". Periódico. Belem, 30 de janeiro de 1900.
'A Província". Periódico. Recife, 20 de novembro de 1903.
"America Latina". Revista Italiana, 1924.













 
Barbosa de Freitas
Enviado por Barbosa de Freitas em 28/12/2018
Reeditado em 28/12/2018
Código do texto: T6537702
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Barbosa de Freitas
São Paulo - São Paulo - Brasil, 63 anos
271 textos (19486 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/12/19 20:04)