ACIDO LACTICO

Nos últimos anos vinha notando um aumento considerável na quantidade e na intensidade das câimbras que além de doloridas se estendia para diversos pontos do corpo. Começou pelas pernas, mas com o tempo podia acontecer no peito, nos braços, nas costas, no peito dos pés, e não estou falando de uma dorzinha qualquer, quando a dor chega, normalmente vem acompanhada de ardor intensa e pode acontecer de dia ou de noite. Acordar no meio da noite com essa dor pode assegurar que não é nada agradável. Quando ela aparece nos músculos do lado esquerdo do peito ou da caixa torácica a dor é sufocante e chego a pensar que se trata de um infarto – Já fui ao cardiologista por causa disso mas após diversos exames foi descartada essa possibilidade - Com tantos anos sofrendo esse problema aprendi a segurar a dor procurando uma posição que me alivie.

Embora tenha apreendido a segurar a dor precisei encontrar uma explicação e melhor ainda a cura para acabar com este problema. Após vários anos pesquisando e realizando testes e exames de diferentes qualidades com ortopedista e neurologista, cheguei a fazer um exame muito chato chamado Eletroneuromiografia que chega parecer uma acupuntura, só que além da agulha é aplicado um choque elétrico que não é nada bom. Com este resultado meu ortopedista Dr. Sergio Coelho mandou fazer um exame de sangue para determinação do índice de Acido Láctico. Finalmente encontrou uma explicação, pois o nível de referencia do acido láctico no organismo de uma pessoa normal é de 6,3 a 18,9 mg/dl e o meu resultado apresentava 39,4 mg/dl mais do que o dobro do máximo permitido.

Atletas, maratonistas e praticantes de esportes que exigem muito da sua capacidade física muscular e requerem de quantidades adicionais de oxigênio costumam apresentar índices altos de acido láctico.

Opps.... aqui aparecia algo novo para mim e mais intrigante ainda, pois de Atleta e maratonista estou muito longe. Lembro do medico quando me disse você esta fazendo exercícios muito pesados vai ter que diminuir o ritmo. Parecia ate brincadeira e foi assim que eu vi a coisa e achei que os exames estavam errados, mas repetindo-os mostrou os mesmos resultados. E agora? Como explicar

Bom aqui vou fazer uma pausa para copiar matéria sobre o que é o acido láctico conforme uma descrição que encontrei no Goggle – depois eu volto:

Para os músculos obterem energia, realizam, como todas as demais células do organismo, a respiração celular. Por meio desta, a glicose conseguida por intermédio da alimentação, e o oxigênio, proveniente do ar que respiramos, reagem entre si para gerar dióxido de carbono e vapor d'água, que são eliminados na expiração, além de energia, últil por exemplo para que nos movamos.

Esse processo funciona da seguinte maneira:

Glicose + Oxigênio = Dióxido de Carbono + Vapor d'água + Energia

No entanto, quando realizamos intensas atividades físicas, por vezes o oxigênio que inspiramos não vem em quantidade suficiente para manter esta reação funcionando. Mas você insiste em ordenar que seus músculos trabalhem, então eles tem que se virar para conseguir energia de outro jeito. Este "outro jeito" é a fermentação láctica. A fermentação láctica nos supre com menos energia que a respiração aeróbica, mas ainda assim serve. O processo envolvido nela necessita apenas de glicose e é o seguinte:

Glicose = Ácido Láctico + Dióxido de Carbono + Energia.

Pois bem, o dióxido de carbono é eliminado com a respiração, mas e o ácido láctico? Ele fica imerso nos interstícios de nossos músculos, e seu acúmulo causa dores popularmente conhecidas como câimbras. Com o tempo, o ácido láctico é decomposto pelo nosso metabolismo, até desaparecer.

Pronto voltei. Em resumo o Acido Láctico nos ajuda a turbinar nosso organismo trazendo mais oxigênio quando o que aspiramos não é suficiente para dar conta do esforço que estamos fazendo.

Pois bem, depois de toda essa explicação e do resultado do exame de sangue, que repetimos para confirmar cheguei à conclusão que minhas câimbras e dores musculares tinham tudo a ver com o meu enfisema pulmonar

Para um portador de DPOC – Enfisema pulmonar - subir uma escada, uma rampa, se abaixar para pegar um objeto, tomar banho, calçar uma meia e outros exercícios considerados menores para uma pessoa normal é uma verdadeira odisseia que tem que ser pensada e estrategicamente executada à custa de um esforço maior do que o normal é isso que eu sinto. O pouco oxigênio que consigo reter não é suficiente para executar as tarefas mínimas dai o acido láctico, dai as câimbras. Não tem remédio para essas dores o que apreendi foi descansar massagear o local e aguardar a dor passar

Para enfrentar essa situação modifiquei minha forma de agir, continuo fazendo de tudo porem com algumas restrições e cuidados. Faço tudo de forma a não agredir meu organismo, caminho devagar não saio na chuva para evitar fazer esforços desnecessários, não aceito desafios que exijam atividades físicas extras, fico longe de qualquer aglomeração de pessoas, cinemas, metro, sol e calor excessivos sufocam e não deixam respirar direito e assim vou levando com a paciência que apreendi a ter e na esperança que um dia irão encontrar a cura para o enfisema pulmonar