Medos. Mecanismos de defesa? Traumas de infancia?

Medos... Mecanismo de defesa? Traumas de infância?

O medo em primeiro lugar é um mecanismo de sobrevivência tal como a dor que leva a procurar cura ou fugir do perigo, o cansaço que indica os limites do corpo, etc. Muitos tipos de medos foram formados pelo tipo de educação ou ambiente psicossocial, pelos padrões aprendidos e passados de geração a geração. É então um desafio saber qual o medo sadio ou doentio.

O medo doentio é aquele que há em qualquer enfrentamento em que a pessoa não sente em condições de ir a busca da solução, sente-se tolhida até mesmo em seu lar, com medo de tudo até de um simples barulho, que pode ser acompanhado de delírios ou não, ou aquele como síndrome do pânico instalado em decorrência de algum trauma sofrido por violência física, psicológica ou os dois.

A ansiedade é também por medo de não dar certo a tarefa do momento; uma entrevista, uma situação nova ou qualquer desafio que saia da rotina. O medo afeta a mente e causa muitos transtornos e insegurança. Há também o medo da finitude, perdas, luto, desemprego, catástrofes, crimes, abusos, assédios, traição, solidão, medo do futuro, doenças, dirigir, sair sozinho, medo de multidão, fobia social, etc. alguns destes sintomas fazem com que algumas pessoas se enclausurem em casa onde se sentem protegidas, principalmente se a pessoa tiver limitações como doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer, depressão, epilepsia, tudo isto dependendo do grau e /ou se caiu na rua, se sofreu algum transtorno que o deixou em estado de estresse, medo e alerta. A ansiedade parte também de entrevistas em que sofreu algum trauma como preconceito assedio moral etc, também por violência sofrida, e por conviver com muita negatividade desde a infância. E então adquirida a insegurança e o medo de estar sempre fazendo algo errado.

Neste cenário onde convivemos com tanta violência, desmando e dúvidas, políticas públicas às vezes insatisfatória, alguns políticos e funcionários públicos com mandatos pensando em enriquecimento individual desviando dinheiro que seria destinado até mesmo para as doenças que o medo e ansiedade acarretam; como na área de segurança pública, desemprego, hospitais, educação, e qualidade de vida...Ajudaria nas doenças mentais que são acometidos pelo medo. O medo é um mecanismo de defesa onde se antecipa um acontecimento. É uma preocupação (pré- ocupação) por já ter convivido com algum trauma principalmente que; causou dor e transtorno psicológico, algum trauma que o indivíduo luta para enfrentar e, que nem sempre consegue sozinho, tendo que buscar ajuda psicológica para ter uma qualidade de vida mais saudável, quando o medo se transforma em doença mental, por causa dos traumas sofridos na vida. Não receie em buscar ajuda para melhorar sua qualidade de vida pessoal e nas relações Interpessoais.

Paz, saúde, fé, harmonia e realizações a todos os queridos leitores.

NORMA AP SILVEIRA DE MORAES