Consumismo e crianças
As crianças e os adolescentes americanos são hoje''a geração que mais se preocupa com marcas,a que tem mais inclinação para compras e a mais materialistas da história'',diz Juliet Schor,uma socióloga da Faculdade de Boston,que estudou o efeito do consumismo nas crianças.Os sintomas do envolvimento com o consumismo incluem ''muita preocupação com a aparência e roupas,uma obsessão com fama e riqueza,ver cada vez mais televisão,gastar cada vez mais tempo on-line e jogar videogames'',declara o jornal canadense THE GLOBE AND MAIL.A professora Shor descobriu que as crianças mais obcecadas por comprar coisas sonham mais em ficar ricas.''Elas também se tornam cada vez mais autocríticas e infelizes quando comparam suas vidas com a de pessoas que elas vêem na TV e em propagandas''.Por outro lado,descobriu-se que as crianças que não são tão materialistas têm menos depressão e ansiedade,poucas doenças psicossomáticas,mais auto-estima e melhor relacionamento com os pais,informa o THE GLOBE.