S.O.S - SENTINDO NA PELE O MARASMO DA SAÚDE PÚBLICA

Bom dia PESSOAL,

Eu sei que a maioria nem vai ler este 'mail por ser "grande", mais estou nessa manhã encaminhando e pedindo do fundo do coração que LEIAM. Só quem já passou por isso na "pele", pode imaginar o que é não ter tempo e nem recursos para tentar salvar a própria vida ou a vida de quem ama e ser tratada como um mero objeto digno de ser jogado no lixo, pela saúde pública, órgãos competentes e médicos (que esqueceram que deveriam salvar vidas).

No nosso atual sistema (precário) de saúde, vidas são meras formalidades, que enchem papeis e e ocupam espaço. Assim são tratados, mais de 1 milhão de brasileiros aguardam em filas intermináveis, são recebidos em consultas com menos de 10 minutos, e são diagnosticados e deixados a deriva.

Nosso governo gasta dinheiro publico com kit's homofóbicos; com viagens e mais viagens (sem resultados) para nossos queridos governantes; com a cachorra da vizinha do deputado; com a amante do secretário; com projetos multimilionários de infra-estrutura (que de estrutura mesmo não tem nada) e por ai vai, e enquanto isso, nossos centros estão lotados, os hospitais não possuem os aparelhos necessários, ou mesmo as medicações de muitas doenças. Tudo é uma grande piada sem graça e enquanto isso, vidas são perdidas (tiradas e por que não assassinadas?).

Só quem já viu a mãe chorar em desespero por não ter mais recursos para combater um câncer ou uma descalcificação óssea; só quem já viu o primo de 9 anos ficar 2 dias sendo tratado como nada e jogado em um corredor frio de hospital; ou ver algum familiar ou amigo ser tratado sem o pingo de dignidade ou respeito por aqueles que tem como papel fazer exatamente isso, sabe o que é "sentir na pele". O resto, só se compadece por meros segundo e esquece depois... Como dizem: uma mera (incomoda) formalidade...

Hari Alves

Tx de Freitas - BA, 15 de julho de 2011

....

A CARTA

SENTINDO NA PELE O MARASMO DA SAÚDE PÚBLICA

DIZER QUE A EDUCAÇÃO, A SAÚDE E TUDO O MAIS NO NOSSO PAÍS VAL MAL, SENTADO NUMA POLTRONA, ENQUANTO ASSISTE A UM TELEJORNAL É UMA COISA, VIVER TUDO ISSO NA "PELE", NO DIA A DIA, É MUITO DIFERENTE. E POR FALAR EM "VIVER NA PELE", ISSO ESTÁ ACONTECENDO COMIGO ULTIMAMENTE EM RELAÇÃO À SAÚDE, NÃO QUE NÃO TENHA ACONTECIDO ANTES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO E OUTRAS COISAS, MAS AGORA É MUITO MAIS SÉRIO, AFINAL, É SAÚDE, NÉ?

TUDO COMEÇA NO CONSULTÓRIO DIANTE DO MÉDICO, QUE A PRINCÍPIO DEVERIA SER UMA PESSOA DE SUA TOTAL CONFIANÇA. É PACIENTE DO SUS? TEM ALGUM PLANO DE SAÚDE? QUAL? OU ESTÁ PAGANDO A CONSULTA? A SUA RELAÇÃO COM ELE VAI DEPENDER MUITO DA RERSPOSTA.

É MUITA INGENUIDADE PENSAR QUE O MÉDICO QUANDO AVALIA OS SEUS EXAMES( PEDIDOS À QUASE SEIS MESES E FEITOS PELO SUS) E DAR A NOTÍCIA DE QUE VOCE TEM UMA DOENÇA GRAVE, UMA DAQUELAS RESPOSTAS ACIMA NÃO IRÁ INTERFERIR... ESTOU VIVENDO ISSO "NA PELE". E SE O PACIENTE É DO SUS, COMO FOI MEU CASO, O MÁXIMO QUE ELE FAZ É PREENCHER O LAUDO PARA O INSS E UM FORMULÁRIO PARA UMA TAL DE TFD- TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO, POIS NA CIDADE NÃO EXISTE A ESPECIALIDADE MÉDICA QUE "PODERÁ RESOLVER" O SEU CASO, APERTAR SUA MÃO E DESEJAR "BOA SORTE", POIS ELE SABE QUE O PACIENTE VAI PRECISAR. ISSO DEPOIS DE UMA CONSULTA DE QUINZE MINUTOS E AINDA FOI MUITO, POIS O NORMAL, UMA CONSULTA DURA NO MÁXIMO CINCO.

ESTOU VIVENDO ISSO NA "PELE".

E TUDO SE COMPLICA AINDA MAIS QUANDO O PACIENTE RESIDE NO INTERIOR DA BAHIA, É AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS DA PREFEITURA DA CIDADE, GANHA SALÁRIO MÍNIMO( E QUASE METADE FICA NO BANCO PARA PAGAMENTO DE UM EMPRESTIMO DO CONSIGNADO) E NÃO PODE PAGAR UM PLANO DE SAÚDE.

É DOLOROSO E MUITO HUMILHANTE TER QUE DIZER QUE ESTOU "VIVENDO ISSO NA PELE".

ISSO É APENAS UMA INTRODUÇAÕ DO QUE VEM A SEGUIR...

MEU NOME É SUZINEIDE SILVA SOARES DIAS, TENHO 48 ANOS,CASADA, MÃE DE TRES FILHOS, MAS SOMENTE A CAÇULA AINDA MORA COMIGO. SOU FUNCIONÁRIA DA PREFEITURA DA CIDADE DE TEIXEIRA DE FREITAS, NA BAHIA, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, LOTADA NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, TRABALHO COMO MERENDEIRA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO, SOU APAIXONADA PELA EDUCAÇÃO, POR ISSO ESTAVA CURSANDO O TERCEIRO SEMESTRE DE PEDAGOGIA NUMA FACULDADE PARTICULAR COM BOLSA INTEGRAL PAGA PELA PREFEITURA, BOLSA ESTA, CONSEGUIDA COM MUITA LUTA E PERSEVERÃNÇA, COMO TUDO NA MINHA VIDA.

ESTAVA VIVENDO UM MOMENTO ÚNICO NA MINHA VIDA, RELIZANDO SONHOS ADIADOS POR MAIS DE VINTE ANOS, MEU MARIDO HAVIA DEIXADO O ALCOOLISMO DEPOIS DE DEZOITO ANOS DOENTE. MINHA FILHA CAÇULA FAZENDO O SEU CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA.

EU ESTAVA NUM MOMENTO DE GRANDES REALIZAÇÕES.

MAS...

NO DIA 18 DE JUNHO DE 2010, DEPOIS DE QUASE UM ANO SENTINDO ALGUNS PROBLEMAS DE SAÚDE, QUE A PRINCÍPIO PARECIAM BANAIS, DEPOIS DE PERDER QUASE VINTE QUILOS, POIS NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ME ALIMENTAR, POIS A DEGLUTIÇÃO NÃO MAIS FUNCIONAVA, CHEGUEI A FICAR SEM FALAR COM A LINGUA ATROFIADA, DEPOIS DE DORES DE CABEÇA CONSTANTE, O NEUROLOGISTA , ATRAVÉS DE UMA RESSONANCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO DIAGNOSTICOU UM TUMOR( MENINGIOMA NO CANAL DO HIPOGLOSSO), NO LADO DIREITO.

A PRINCÍPIO SE PENSAVA QUE O TUMOR ESTAVA DENTRO DO CRANIO, MAS DEPOIS DESCOBRIU QUE ELE SE ENCONTRAVA NA BASE DO CRANIO , JUNTO A NERVOS RESPONSÁVEIS PELA FALA, DEGLUTIÇÃO E TODO O LADO DIREITO DO CORPO, UMA CIRURGIA COM CORTE DEIXARIA MUITAS SEQUELAS.

O PRIMEIRO DIAGNÓSTICO FOI DADO NO DIA 18 DE JUNHO DO ANO PASSADO, MAS SOMENYE DOIS MESES DEPOIS É QUE PUDE SER AVALIADA POR UM ESPECIALISTA DE PESCOÇO E CABEÇA EM UMA CIDADE PRÓXIMA. O ESPECIALISTA,DEPOIS DE AVALIAR A RESSONANCIA COM A EQUIPE MÉDICA DO HOSPITAL, VENDO QUE UMA CIRURGIA NORMAL, COM CORTES NO LOCAL SERIA IMPOSSÍVEL, JÁ ME ENCAMINHOU COM UM LAUDO DIZENDO QUE ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO SÓ PODERIA SER REALIZADA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA QUE REALIZA CIRURGIAS DE ALTA COMPLEXIDADE, EM BELO HORIZONTE OU SÃO PAULO, NA USP.

O TFD- TRATAENTO FORA DO DOMICÍLIO É UM SETOR DA SECRETARIA DE SAÚDE QUE RESOLVE CASOS EM QUE OS PACIENTES PRECISAM SER TRANSFERIDOS PARA OUTRA LOCALIDADE, MAS PARA QUE ISSO ACONTEÇA, O PACIENTE TEM QUE MADRUGAR NUMA FILA COM QUASE CEM PESSOAS. CONSEGUINDO ISSO, UM ATENDENTE PEGA SEUS DOCUMENTOS, JUNTOS COM LAUDOS, RESULTADOS DE EXAMES FEITOS ATÉ ENTÃO E ENCAMINHA PARA O CNRAC E JÁ AVISA " VAI DEMORAR".

CNRAC- CENTRAL NACIONAL DE REGULAÇÃO DE ALTA COMPLEXIDADE QUE FICA EM BRASÍLIA E A PARTIR DAÍ QUEM RESOLVE É A SESAB, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE. ESTOU NESSA FILA DESDE AGOSTO DE 2010. E O TUMOR SÓ CRESCENDO...

E EU AINDA TENHO SORTE, POIS COMO TENHO INTERNET, A SESAB ESTÁ SEMPRE EM CONTATO COMIGO.

O CNRAC FUNCIONA MAIS OU MENOS ASSIM: A SESAB ENCAMINHA CÓPIAS DE DOCUMENTOS PESSOAIS DO PACIENTE, JUNTAMENTE COM LAUDOS MÉDICOS E RESULTADOS DE EXAMES, PARA LÉ, O CNRAC ENTÃO ENVIA PARA OS HOSPITAIS QUE PODERIAM ATENDER O PACIENTE, NO MEU CASO É UM NEUROCIRURGIÃO E UM ESPECIALISTA EM PESCOÇO E CABEÇA, O HOSPITAL QUE DAR O OK O PACEINTE É ENCAMINHADO PARA OS PROCEDIMENTOS. EU FIQUEI NESSA FILA DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2010. DURANTE ESSE TEMPO, TODOS OS HOSPITAIS REJEITARAM O MEU CASO, ALEGANDO FALTA DE ESPECIALISTAS NO HOSPITAL, ATÉ O BENEFICENCIA PORTUGUESA DO RIO GRANDE DO SUL, INACREDITÁVEL...

NO DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2010 A SESAB ME LIGOU E ME ENCAMINHOU PARA SER AVALIADA PELA EQUIPE DO NEUROCIRURGIÃO DR CARLOS GUIMARÃES BASTOS, DO HOSPITAL SÃO RAFAEL EM SALVADOR. PENSEI, AGORA SIM, VOU RESOLVER MEU PROBLEMA.

ESSE DR. CARLOS BASTOS, MESMO SENDO UM ÓTIMO NEUROCIRURGIÃO, NÃO ME ATENDEU DIRETAMENTE EM NENHUMA CONSULTA, EU FALAVA COM OS SEUS ASSISTENTES, RESIDENTES DO HOSPITAL, LÓGICO, O ATENDIMENTO FOI PELO SUS, NÃO QUERENDO DIMINUIR A CAPACIDADE DOS SEUS ASSISTENTES.

DEPOIS DE 90 DIAS SENDO AVALIADA PELA EQUIPE, FAZENDO VÁRIOS EXAMES, ELES DERAM O PARECER FINAL: " O TUMOR ESTÁ LOCALIZADO NO CANAL DO HIPOGLOSSO, JUNTO A NERVOS LIGADOS À FALA, DEGLUTIÇÃO E TODO O LADO DIREITO DO CORPO, O SISTEMA NERVOSO CENTRAL JÁ ESTÁ COMPREMOTIDO, UMA CIRURGIA COM CORTE NESSE CASO DEIXARIA MUITAS SEQUELAS." SIM, MAS ISSO NÃO FOI DITO PELO MÉDICO LÁ ATRÁS, EM AGOSTO DO ANO PASSADO???? E SÓ UMA RADIOCIRURGIA PODERÁ RESOLVER, RADIOCIRIRGIA É UMA CIRURGIA FEITA SEM CORTES, ATRAVÉS DE RAIOS NUCLEARES.

ESSE PROCEDIMENTO É MUITO CARO, DISSE O MÉDICO E PRONTO!!! ELE NEM QUIS PROSSEGUIR, POIS SABE QUE EU NÃO POSSO PAGAR.

PERDEMOS TEMPO E VOLTAMOS À ESTACA ZERO. A SESAB ME INSERIU NOVAMENTE NA FILA DO CNRAC EM BRASÍLIA E EU ESTOU AQUI...

ESPERANDO...

CADA VEZ PIOR, SEM CONSEGUIR ME ALIMENTAR, SÓ TOMANDO UM ANTI DEPRESSIVO RECEITADO PELO MÉDICO DE SALVADOR, TENDO QUE DISSOLVER UM COMPRIMIDO MÍNINO, POIS NÃO CONSIGO ENGOLIR NADA SÓLIDO, SENTINDO MUITAS DORES...

E O PERITO DO INSS, NA ÚLTIMA CONSULTA AMEAÇOU CORTAR MEU BENEFÍCIO EM DEZEMBRO SE EU NÃO RESOLVER LOGO ESSE PROBLEMA, PODE?

TIVE QUE ABANDONAR A FACULDADE, ACHO ATÉ QUE PODEREI PERDER A BOLSA. MINHA FILHA MAIS NOVA, COMO É A ÚNICA QUE PODE ME ACOMPANHAR AOS PROCEDIMENTOS, TEVE QUE LARGAR EMPREGO, CURSO E TUDO O MAIS. A VIDA AQUI EM CASA PAROU.

VIVER TUDO ISSO "NA PELE! ESTÁ SENDO MUITO HUMILHANTE. E OLHE QUE AINDA ACHEI PRUDENTE OMITIR ALGUMAS HUMILHAÇÕES QUE PASSAMOS DURANTE ALGUNS MOMENTOS.

APESAR DE TUDO ISSO QUERO AGRADECER ALGUMAS PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA SAÚDE, COMO DONA ANNE ELISA, DENISE, MANUELA, FUNCIONÁRIAS DA SESAB E PRISCILLA BURGOS, FUNCIONÁRIA DO TFD DAQUI DO MUNICÍPIO.

AGRADEÇO AOS FAMILIARES, AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO E FACULDADE, QUE ME DÃO MUITA FORÇA NESSE MOMENTO, PESSOAS QUE NÃO ME DEIXAM DESISTIR NUNCA.

PELO AMOR DE DEUS, ESSA CARTA É UM PEDIDO DE SOCORRO! NÃO QUERO SER MAIS UMA NA ESTATÍSTICA A MORRER EM FILA DE HOSPITAL. ESTOU PEDINDO

SOCORRO!!!!! (SUZINEIDE SILVA SOARES DIAS)