Inimigo Onipresente
"Eu não cuido
da doença . Eu
cuido da
SAÚUDE" (Ka)
O brasileiro ingere muito mais sal que o indicado, mas medidas simples podem modificar hábitos. Só que na minha opinião , modificar hábitos não é nada fácil.
Sabe quanto tem de sal num cookie de chocolate ? Tem 2% da quantidade de sódio diária recomendada para uma dieta saudável . Um copo de 200ml de refrigerante equivale a 4% . Sorvete de massa do tipo corneto entra na conta com 3% . veja que em poucos minutos de cálculo , é fácil entender porque o brasileiro consome diariamente mais do que o dobro dA quantidade de sal recomendada pela OMS ( Organização Mundial da Saúde).
O sal ou o sódio em particular, que é uma molécula do sal está por toda parte , em alimentos que nem suspeitamos . Eu , que detesto sal , fui pesquisar o quanto de sal é ingerido , sem necessidade, pelo brasileiro . De acordo com dados fornecidos pela USP , o brrasileiro ingere 12 gramas de sal . E isso é muito ...muito, pois o preconizado é apenas 5 ou 6 gramas diárias As consequências disso , são muitas e graves. Alimentos industrializados , tem tanto sal que aquela que tem consciência , disso, para a saúde dela , jamais o utilizaria. Esses alimentos são os maiores responsáveis pela hipertensão arterial , que atualmente atinge 17 milhões de brasileiros. (É a famosa pressão alta) A pressão alta é traiçoeira, pois ela não apresenta sintomas. E pode causar ataques do coração e derrame cerebral (AVC ) . É provável que cerca de 25% da população sofra com o efeito do sal em excesso. A boa notícia é que pode-se começar agora mesmo uma reeducação alimentar. Com a redução da ingestão de sal para as quantidades preconizadas provoca-se uma redução da pressão arterial média de 4 a 5 mmHg , o que reduz também em 8% o risco de morte por derrane cerebral e em 5% morte por enfarte , diz o cardiologista Carlos A Rverberi.
Além disso o excesso e sal provoca . retenção de líquido aterosclerose ,envelhecimento precoce, inchaço e as consequências funestas de tudo isso aí . Até a hemodiàlise , excesso de peso , fadiga , etc... O bom é ter uma alimentação balenceada , praticar exercícios físicos diariamente , não usar temperos industrializados , nao colocar o saleiro na mesa e de PREFERÊNCIA , jogá-lo fora . Enfim , fuja dos vilões . Tudo que nos alimenta já tem o sal necessário e açucaar também. O problema é fazer com que acredite nisso e mudar o seu cardápio.
SÓDIO E SAL : Embora a gente se confunda e o resto do mundo também se confunda , SAL e SÒDIO não são a mesma coisa . O sal que usamos na culinária é o cloreto de sódio. Já o sódio é uma molécula e não pode ser encontrado de forma bruta na natureza . ( Lembra -se das nossas aulas de qiímica, na oitava e no colegial ??? Pois é ...) . Cada 1,5g de sódio equivale a 6 g de sal.
COMO CALCULAR ? O único jeito de calcular o consumo diário de sal é estar atento ao que se come e, consequentemente, aos rótulos das embalagens. Até mesmo em uma famosa marca de chá verde , a pesquisa encontrou 50mg (equivale a 2% ) de sódio na composição.
FRUTAS : também em frutas , a substância. Dez morangos, por exemplo, costumam ter 1mg de sódio. A mesma quantidade de uma fatia de melancia. Segundo os médicos, o consumo de sal não deve uma ultrapassar uma colher das de chá (rasa) por dia.
A mudança de hábitos halimentares é demorado . Tire o saleiro de perto de você . Esteja certa (o) que estará prolongando a sua vuda. Agora, se não consegue , mesmo , pelo menos use, então ,o sal marinho , encontrado em casas que vendem produtos naturais ou similares. E.... BOA SORTE.rsrs ...e la nave va...
KALENA.mar.2011