A INSÔNIA.
A Insônia é um bicho feio. Este é o meu conceito para a Insônia. Bicho feio, chato , perturbador , xereta, pega no pé , etc...
Não que "sofra" de insônia. Pelo contrário . Gosto de dormir . Muito !
Quando fico de madrugada , lendo ou mesmo na net (ficava) , é e era porque eu adoro a noite. Ela é minha cúmplice . Até escrevi um indriso, láaa atrás , "homenageando a noite" . Hoje em dia , durmo cedo e acordo cedo . Mesmo gostando de dormir , eu nunca abusei do sono. Sete horas de sono , pra mim faz bem. Ultrapasso às vezes. Porém , não estou , aqui , para falar de mim . E, sim, da insônia.
INSÔNIA : é um tema para um livro inteiro. Contudo só escreverei umas mal traçadas linhas , dobre ela. O fato é que a mecanização da vida, o desenvolvimento tecnológico e outras cosita má , trouxeram para a humanidade, juntamente com as vantagens de todos conhecidas , uma série de inconveniências. Também não quero dar um tom pedagógico e nem professoral , neste artigo . Prcurarei a leveza para que todos possasm ler com prazer .
Nós , os seres humanos parecemos necessidades de se adaptar a novos métodos de vida. E o pior , perdido o contato com s natureza.
O desenvolvimento tecnológico, a mecanização da vida , a cronometração das atividades, trouxeram para a humanidade, uma série de inconveniências.. E mais tantas outras coisas modernas , uptodate, etc... deixaram um monte de coisas desabonadoras. O homem tem , parece, por necessidade ter que se adaptar aos novos métodos de vida, perdido o contato com a natureza. A vida bucólica de que fala Cesar , parece ter ficado apenas para aqueles que ainda vivem nos campos. Sabe , aquela vida tranquila , aquela vida bycólica de que fala César, ficou pra trás. Ficou só para aqueles que ainda ficaram no campo. Os que , ainda ,vivem , nos campos.
Parece que, aqueles homens que vivem nas cidades sentem um certa nostalgia daquilo que era , naturalmente o habitat dos seus ancestrais . Coisa melhor que que morar no campo , nosítio , na roça , é uma das coisas mais maravilhosas da minha existência .O efeito benéfico do coaxar dos sapos na beira do riacho , do cantar do galo, do relinchar dos cavalos ( o meu chama-se Marambaia, é branco e lindo ). E o trepidar sonolento dos pingos da chuva no telhado. Quem nunca ouviu o som da goteira caindo numa lata velha ,etc...? Tudo isso , em conjunto , ou não , relaxa os nervos . Acalma o espírito e nos empurra para os braços de Morfeu?
A CATÁSTROFE : mas...à medida que todos passaram ao rítmo de ouvir despertadores, e dos apoitos das fábricas , o transistor começoua substitur o cantar dos pássaros nas suas janelas ou no beiral do telhao ( cmo gostava de dizer Alan Poe , ao escrever o Corvo) , usar desesparadamente o automóvel, o olhar constante no relódio , o celular que não desgruda do ouvido , aguentar o movimento e o empuur-empurra , nas flas do metr^e ou dos ônibus e mesmo o thic - tfic dos trens , etc...o sono parece ter fugido desconfiado , só regressando com os soníferos , soporíferos e outras coisas como o chá de melíssa, a maracugina , o xarope disso ou daquilo ,e, outras droga smuito piores do que isso. A mãe da namorada do meu irmão , só dorme se fumar um cigarro , olhando pela janela , os tumutos da cidade grande. E assim vai...
Os m´rdicos e especialistas , vivem a dizer que comer uma feijoada às 23 horas , recheada de pés de porco , focinho de porco, torresmo. calabreza, paio , baico e outros ingredientes , jamais terão sono e se o tiver , será de péssima qualidade. Muitos acordam de madrugada com enjoo, com dor em tudo quanto é lugar e dizendo que parece que vai ter um infarto ( e às vezes... tem , mesmo).
Você sabia que , hoje, 1/4 da população da Alemanha , urbana , sofre de distúrbios do sono ? Não sou eu quem digo , são as estatísticas.
Os especialistas distinguem entre : perturbações no adormecer , ou seja , aqulea famosa frase : " ahhh não consigo dormir . Meus olhos estão secos ." Acendem a luz e levantam , pisando duro ou com cara de sofreddor E, existe a outra forma . Dormem , mas logo acorda e daí ... Esses teem distúbios da continuidade do sono . Dormem logo que se deita, mas não teem a continuidade... O sono é leve e, no dia seguinte estão exaustos , olheiras profundas e , sentem dificuldades no trabalho , porque não produzem , como deveriam . Ou como podiam podiam produzir.
Uma grande parte de pessoas que sofrem de insônia , lançam mão de drogas para dormir.Outros até conseguem sem drogas , mas acordam e dormem, dormem mais um pouco e acordam e chegam a ficar irritados e a lamentar da vida.
Mas o que é CIENTIFICAMENTE a insônia? Bem , a resposta é emblemática. Não é tão simples como parece ser. Segundo o Professor Nathaniel, da Unversidade de Chicago , a maioria das idéias vulgarmente divulgadas a respeito do fenômeno da insônia é completamente errônea. Há pessoas que afirmam não ter pregado o olho a noite inteira e, na realidade, dormiram por um determinado tempo , bastante longo.
O Professor Nathaniel prova isso com exemplos concretos, frutos de pesquisas realizadas durante mais de 25 anos. TODO fenômeno de insônia tem necessáriamente uma causa física ou psíquica
e é impossível curar a insônia sem eliminar essa causa. Diz ele , ainda que , muitas vezes é um problema médico dos mais difíceis . Outas vezes é apenas um simples , um pequeno desiquilíbrio. AS pessoas , por exemplo, quepossuem um sistema nervoso calmo, linfático, sofrerão de insônia, desde que submetidos a um determinado tipo de via febril e agitado.
Bem , qualquer tipo de violência mental provoca insônia. De um modo geral. Tem gente que se individualiza e diz : ahhh , eu nem ligo pra iso . Mas não pesquisamos e nem formanos teses para uma pessoa só. Usamos de amostragem estatísticas e a devida comprovação científica.
Outras coisas , além das dificuldades ambientais decorridas de uma vida movida pelo progresso técnico e social, o home mais civilizado costuma geralmente criar certos rituais " necesários " que só servem para complicar o mecanismo do sono . Uns, por exemplo não conseguem dormir antes de fumar o último cigarro . Outros , caindo de sono , às vezes não conseguem dormir sem antes saber TODAS as notícias do dia . Outros , se não ler alguma coisa, também não conseguem dormir. Outros não dormem , enquanto mão olhar embaixo de todas as camas ou então vão ver umas 30 vezes se as portas estão bem trancadas. Outro diz : Ah..to com sono , mas preciso ligar para a mamãe , etc... Tudo isso aí , perturbam sua serenidade e consequentemente o sono. E o pior é que ,pertubam o sono se quem dorme normalmente . A casa toda fica agitada e intranquila com o tal do INSONE. Amolam , a todos , de um modo geral .
Então uma mudança brusca desses hábitos provoca necessáriamente a insônia . Se forem necessariamente esses os fatores da insônia é, geralmente preferível enfrentá-la por algumas semanas seguidas, até que o hábito desapareça.
RESUMO da ÓPERA: o que é necessário é criar as condições normais de tranquilidade para que o sono venha. Agitação espanta o sono a quilômetros de distância. É preciso habituar-se a desligar todas as antenas de nossos sentidos quando nos preparamos para dormir. Esquecer o que aconteceu durante o dia e evitar fazer planos para o dia seguinte no espaço de tempo consagrado ao repouso. E assim , La Nave Va ...
P.S *** Continua com o "COMO FAZER" e com a" CAMA". Sem prazo para postar... rsrsrs não quero insônia para o meu lado . Rsrs .. Quem tem insônis das "BRABAS" , peça aulas para meu marido . Ele dorme até sob uma chuva de canivetes ..
Kalena: Inv. junho . 2010