Conhecendo a verdade cristã
Além da verdade meramente dita
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.(João 8:32). Este versículo na forma Sod, revela o tesouro da palavra de Jesus O Cristo.
A verdade aqui dita não é meramente a verdade moral ou filosófica, até porque se for assim ela se torna relativa. A verdade aqui dita é,(ἀλήθεια/alítheia: אֱמֶת/emet).
Nos dois idiomas ela encerra, o significado de sinceridade, realidade, aquilo que se pode provar e verificar em sua altura, largura, profundidade e superfície atemporal.
E, emet está ligado a emunah que é fé, eis o porquê da nossa fé não ser algo abstrato, a fé Cristã é algo sólido pois pode ser comprovada e verificada neste e em outro mundo, pois ela nos seguirá pela eternidade.
No versículo trinta e um, vemos Jesus dizer: permanecer em minha Palavra, logos/ davar. Ou seja, seus ensinamentos e mandamento, Jesus veio a este mundo para demonstrar vividamente o que o Pai espera de nós.
Que é o praticar do vivo amor para com as vidas que nos cercam. E para praticá-lo se faz preciso nos auto conhecer para saber quem somos, e tomando consciência de quem somos;
Nos arrepender, (Teshuvuh/metanóia), que significa voltar para o seio do Pai. Porque Deus é amor, o amor que tudo criou pois o universo é a expansão do seu amor, por isso todas as coisas estão em Deus.
E nós enquanto criação devemos voltar conscientemente a este vivo amor. Porque se não buscarmos conscientemente a volta, voltaremos incondicionalmente através do fogo do lago.
E se faz bem saber que o lago de fogo não é o lugar para quem errou, até porque todos nós erramos, e sim para quem rejeitar a palavra de Jesus O Cristo, (João 3:18). Esclarecido está, que cada um decida o que fazer.
(Molivars)