Vidas em prol da vida
Ocupar-se com vidas é o mandamento maior.
Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens.(Mat 19:22). Este versículo faz parte da parábola popularmente chamada jovem rico.
Muitos pregadores e alguns teólogos se ocupam em falar sobre a riqueza, mas quando estudamos de forma profunda (Sod), vemos que está ligado a maneira incorreta de vermos e entendermos a palavra de Deus.
Jesus cita seis mandamentos todos ligados ao dever para com o próximo e por um bom motivo que só o amor de Deus entende, pois Jesus não cita a primeira parte do decálogo que está ligado a Deus.
Mas como sempre um religioso equivocado pensa que Deus se ocupa em ser louvado, em receber sacrifícios, cultos , mas o Pai criador de todas as coisas inclusive a nossa vida sempre se ocupou em cuidar, socorrer e salvar vidas,(Gen. 6; 12; e todos os profetas enviados; João 3:16)
Mas nós desprezamos a vida e buscamos um deus das mitologias diversas que usam o ser humano para satisfazer seus desejos. E na resposta de Jesus O Cristo, vemos que Ele se importa com o cuidado com o próximo.
É fácil dar dízimo, ofertar o dinheiro pensando em cumprir a lei, e na maioria das vezes esperando receber de volta, enquanto muitos sofrem falta do necessário para viver. É fácil citar versículos fora de contexto e pensar que está evangelizando. E mais ainda é fácil dar o tempo que nos sobra, o dinheiro ou o material que nos sobra e dar o tempo do descanso.
Mas se faz difícil servir o próximo sorrindo quando algo nos falta, quando o cansaço chega e quando a dor seja física ou moral nos aflige, e mais, fazer isso com um sorriso sincero no rosto. Pois é aí que começamos a recuperar a imagem e semelhança com o Pai, pois foi isso que Jesus nos ensinou em todo seu evangelho. Até porque, a vida eterna é feita de vidas que vive em prol da vida.
(Molivars)