Santificação a limpeza do coração.

A viva escolha da paz interna, invés dos rancores do egoísmo.

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;(Hb 12:14). Neste versículo há algo de grande revelação sobre a santificação.

“Segui em paz “(εἰρήνην διώκετε/eirínin diókete;רִדְפוּ אֶת- הַשָּׁלוֹם/ Ridēfu et hashålom). Seguir em paz, mas a paz que se diz aqui não é a paz livre de tribulações ou de desafios; não é a paz livre de tristeza ou das maldades que o mundo possa nos infligir.

É a paz enquanto dom do Espírito, um tipo de paz que mesmo que as pessoas sejam ingratas, maldosas , que nos despreze, não nos ame ou venha nos roubar, permaneceremos em paz e orando por eles.

O autor elenca neste capítulo uma lista do que devemos limpar e afastar dos nossos corações. Pois Jesus nos ensinou de forma vivida o que é santificação, e na cruz Ele pagou a dívida que jamais poderíamos quitar.

Mas nos deixou o dever da santificação, que é o tirar o lodo do pecado do egoísmo que habita em nós. E para isso Ele deixou o ajudador que é o “Espírito Santo”, porque sozinhos falharíamos novamente.

Ou seja, não existe a história de uma vez salvo sempre salvo, pois se nos deixarmos levar pela influência da obra da carne (Gal 5:16-21), ouviremos a dura frase: “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”(Mat 7:23).

Mas quando buscamos incessantemente a santificação que faz nascer em nosso interior o fruto do Espírito (Gal 5:22-23), ouviremos a bendita frase: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;”(Mat 25:34).

Como sempre a escolha é nossa, então que escolhamos a vida nesta vida e neste momento para que tenhamos vida em plenitude no reino do Pai.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 08/08/2024
Código do texto: T8124085
Classificação de conteúdo: seguro