Raca um olhar de desprezo.

Racá, um olhar de desprezo.

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Racá, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.(Mat 5:22).

Esse versículo faz parte do sermão do monte onde Jesus ensina como deve agir o Cristão. Aqui Ele diz algo que muitos ditos crentes não atentam.

E, é a palavra (ῥακά/raká), que tem uma origem caldeia, sem uma tradução exata pois está ligada o um trejeito de desprezo. E está palavra está ligada a palavra do hebraico (רֵיקִים,a/reyqim), que significa vazio, oco; cheio de vaidade.

Ou seja, Jesus nos alerta para o sentir que nos leva a acusar alguém de algo que ele não fez; do sentimento de uma pretensa superioridade, seja social ou intelectual.

Sendo assim todo aquele que se diz Cristão tem que primar por respeitar, amar e honrar o próximo: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros."(Rom 12:10).

Que cada um medite sobre isso, pois a parousia está próxima e quem agir diferente do amor que Jesus nos ensinou, terá seu lugar no lago de fogo, mesmo que vá sempre a igreja e cumpra os ritos exteriores. Porque para o Pai o que importa é como está o nosso interior.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 03/08/2024
Código do texto: T8121018
Classificação de conteúdo: seguro