O ouro da sabedoria

Se revestindo da sabedoria do amor que serve.

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. (Apo 3:18). Este versículo trata com a igreja de Laodiceia, e esta tratativa é também para nós.

E vemos a citação da compra do ouro, da veste branca e do colírio. Aqui trataremos da aquisição do ouro.

A palavra traduzida por comprar no grego é (ἀγἀράσαι/agarásai), que ao pé da letra significa você compra, mas quando vamos para o tempo da história, significava buscar fervorosamente um revestimento.

Ou seja, buscar se revestir do ouro, e aqui entra outro significado, pois o ouro aqui dito não é somente o metal raro que somente acumula riqueza no mundo material.

No tempo antigo na região da Mesopotâmia o ouro não era valorizado como é hoje. O ouro era um metal sagrado que estava ligado a energia da viva sabedoria divina.

Não é atoa que no jardim no Éden (גן בדען.a/ gan bheeden)nascia um rio rico em ouro (Gên. 2:10-14), e a nova Jerusalém é de ouro (Apo 21:15-21).

Aqui entendemos que devemos buscar a sabedoria divina, pois a sabedoria é eterna, a ciência ou saber comum está ligado ao mundo material e passará como tudo aqui passa. Mas a sabedoria é eterna e faz parte da vida eterna.

E a nossa fé em Jesus O Cristo, nos revestirá do Espírito de sabedoria (Ef 1:17), como foi dada a Salomão (1Rs 4:29). E a mesma sabedoria foi rejeitada pelo casal primevo, e ainda hoje nós a rejeitamos em prol dos nossos desejos e ambições.

Então cabe a cada um de nós orarmos por esta sabedoria, para que possamos agir com amor e sabedoria no socorro e no zelo pelas vidas que nos cercam.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 08/06/2024
Código do texto: T8081360
Classificação de conteúdo: seguro