Um pensar guiado pelo amor.
Apoiando o pensar e o agir na Rocha que é Cristo Jesus.
Então levantou ali um altar, e chamou-lhe o El-Eloé-Israel. (Gênesis 33:20). Este versículo finda o capítulo onde vemos o resultado da transformação de Jacob, agora Israel.
Aqui, ele entende quem é Deus, (אל אלחי ישראל) O poderoso Deus de Israel. Jacob era um homem que fiava-se na sua astúcia, ou seja, na sua capacidade de suplantar e enganar o próximo. Mas ao se ver, face a face com Deus ele entende que está aqui para servir, e a paz se faz em seu interior.
E o que aprendemos aqui? Aprendemos que aquele que frequenta uma denominada igreja e não busca a viva transformação, ainda não entendeu o que é religare.
Pois ser Cristão é viver a cada segundo uma viva transformação. Não que sejamos imunes ao erro, mas ao errarmos aprendemos com o erro, oramos em arrependimento, lembrando que arrependimento é mudança de atitude e pensamento (μετάνοια, metánoia).
E a viva transformação nos leva de volta a imagem e semelhança com o Pai (religare). E, então evoluímos em amor e verdade. E, está evolução nos leva a servir por amor.
Que cada um sabendo disso tome a sua decisão e fie, o seu pensar apoiando a sua cabeça na rocha que é Cristo Jesus.
(Molivars)