TÍTULO DE TEÓLOGO (ΑΩ)
🟦 - Sempre desejei usar o título de teólogo, mas sei que não o sou. Tem muita gente no Brasil que porta o título de “doutor em teologia” sem ao menos dominar a língua portuguesa. É óbvio que não me refiro àqueles que labutam, vivem no chão da igreja, horas e horas de joelhos e entendem o valor da oração para o saber teológico.
🟥 - E que são forjados em seu quarto de estudo, fincados em sua sala moldados na biblioteca da Palavra. Eu me refiro, aqueles tipo de teólogo (?) com predomínio nas redes sociais, os quais se veem com autoridade para tratar dos assuntos mais complexos, como se fossem os paladinos modernos da teologia.
🟧 - Mas duvido que tenham bagagem teológica da tradição cristã histórica. A probabilidade de que não leiam a Bíblia é enorme até pela bobagens que assacam contra os mestres contemporâneos da teologia ortodoxa. Sou bacharel na área de teologia, mas teólogo no termo tecnicamente rigoroso da palavra, não.
🟩 - O teólogo tem de dominar certas habilidades: Conhecer a língua nativa (no nosso caso a língua portuguesa). Conhecer língua clássica: Latim e Grego. Conhecer linguagem bíblica: o Hebraico, o dialeto aramaico e o Grego Koinê. Isso é o mínimo para ter um título de teólogo. A lição prática extraída dessa perícope é que você pode distinguir o verdadeiro teólogo do falso. Não sou teólogo, porém, sim, até o presente momento, um estudioso em teologia.