A oração modelo o Pai nosso.
Ainda falando sobre a oração modelo.
Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; ( Mateus 6:9). Aqui trataremos sobre: Céu e céus.
No versículo acima vemos a menção de céus, (שֶׁבַּשָׁמַיִם/αύρανοϊς).Que carrega consigo o significado de um Pai criador de todos os universos, e que está acima de todos os níveis espirituais. Aqui temos assunto para um longo estudo.
Já no segundo versículo vemos: venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; (Mateus 6:10). Aqui vemos a menção do céu no singular (בַּשָׁמַיִם/αύρανώ). Aqui o significado é de paraíso.
Nós veremos a menção de paraíso, é claro com uma palavra diferente (παράδεισος), mas com o mesmo significado, quando Jesus responde ao ladrão que arrependido reconhece a Santidade de Jesus.
Ou seja, o Pai criador reservou um lugar para a alma que por vontade própria decide fazer a vontade do Pai aqui na terra, ou seja, neste mundo físico onde tudo nos empurra a fazermos a nossa vontade egoísta, ao decidirmos fazer a vontade do Pai, investimos no Reino do céu.
Cabe a cada um decidir onde quer investir a sua vida, na economia do egoísmo, que findará no lago de fogo, ou no reino do Pai onde a vida eterna na plenitude de seu amor nos espera. A decisão sempre será nossa.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)