Texto fora do contexto, conduz ao erro.
Jamais usem as escrituras para satisfazer uma necessidade egoísta.
Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o seguraram, para que você não tropece em alguma pedra. (Mateus 4:6). Este versículo faz parte da narrativa sobre as tentações que Jesus sofreu advinda de satanás.
Entre outros ensinamentos, aqui Jesus nos ensina algo prático sobre a palavra de Deus. Satanás faz uso de citações das escrituras para tentar Jesus, mas o faz fora de contexto.(Salmos 91:11-12).
E Jesus responde com um mandamento da escritura dentro do contexto: Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá.(Deuteronômio 6:16).
Jesus nos ensinou e ensina que a palavra usada fora do contexto que foi ensinada não tem efeito algum. Ou seja, toda vez que um pregador um mestre usar a palavra de Deus fora do contexto, tentando satisfazer uma necessidade emocional dele ou de alguém, este estará agindo como satanás.
Pois estará causando um malefício para a própria alma e pior ainda a alma alheia. Então cabe a cada um de nós se auto observar ao pregar, ensinar ou citar as escrituras.
É certo que a palavra de Deus tem poder, mas se usada errada ela perde o seu efeito, que é o de gerar vida. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).