Vestindo-se com veste da humildade num servir em amor e verdade.

levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, se cingiu com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido. (Joã 13:4,5). Esta passagem nos leva a refletir sobre Jesus e a nossa missão enquanto Cristãos.

Nesta reflexão podemos enxergar a atitude de Jesus de duas maneiras, aqui trataremos de uma num trataremos da outra.

Para entendermos melhor, o evangelho segundo São João mostra um Jesus transcendental, porque João nos mostra um Jesus cem por cento homem, com todas as limitações e fraquezas de um ser humano, e também ele nos apresenta um Jesus com atitudes cem por cento divinas. João apresenta um Jesus quebrando paradigmas e ensinando como deve agir o verdadeiro Cristão enquanto um ser humano comum, e nos mostra como deve agir um líder até mesmo nas horas que para ele se fará difícil e, dolorosa.

A tarefa de lavar os pés era dever dos escravos, mas aqui vemos Jesus ocupando-se desta tarefa. Aqui se mostra a personalidade amorosa de Jesus. Neste momento Jesus sabia que todas as coisas estavam em suas mãos. Aqui Ele nos ensina que a dita hierarquia humana diverge da hierarquia cristã, nas hierarquias humana quanto maior o grau mais, se é servido, mas em Cristo quanto mais subimos nos cargos mais somos responsáveis e mais devemos servir.

Jesus Sabia que a hora de sua humilhação estava perto, mas também sabia que se aproximava a hora de sua glória. Sabia que não faltava muito tempo para que chegasse a hora de seu nome estar acima de todos os nomes. Esse pensamento e perspectiva o poderiam ter enchido de orgulho.

Entretanto, sabendo qual era seu poder e sua glória, Ele se manteve como servo e servo que não era remunerado, ou seja, escravo. E lavou os pés de seus discípulos. Ocupando-se de uma tarefa que deveria ter sido feita por um escravo.

É este sentido de humildade no servir que falta em muitos de nós, basta que subamos um degrau para que olhemos com desdém o de baixo. Mas o que Jesus nos leva a entendermos aqui é que na vida cristã quanto mais se sobe, mais devemos servir.

Está é a beleza de ser cristão, pois servimos um Deus que só nos pede que amemos e que sirvamos as vidas que nos rodeiam.

Ah como é bom seguir a Jesus um Senhor um Mestre que nos mostrou vividamente o que é agir em amor e verdade. Pois num momento, quando Ele poderia ter experimentado um orgulho supremo, demonstrou a maior humildade divina num servir que quebrou e foi além dos paradigmas e valores humanos, e o fez em amor e verdade.

Que cada um de nós se autoavalie e sirva as vidas, tendo sempre como árbitro de seu coração o amor de Cristo Jesus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 05/06/2023
Código do texto: T7805962
Classificação de conteúdo: seguro