Mandamentos e estatutos do reino do Pai.
Que guarde os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem? (Deuteronômio 10:13).
O versículo acima faz parte do livro do livro denominado, "Deuteronômio", que no grego significa, repetição da lei, mas no hebraico bíblico ela tem uma forma mais gráfica pois significa: "Minha palavra", ou seja, meu logos criador.
E neste versículo vemos destacar duas palavras:
A primeira é mandamento (מִצְוָה) mitsvah, que está relacionado ao agir individual para com Deus e para com o próximo.
A segunda é, estatuto חֻקָּה (chuqqah), que está relacionado ao agir daquele que é líder de um povo ou aqueles governam uma nação.
Aqui o Pai, conhecendo o coração humano Ele distingue o agir individual do coletivo, sabendo que o agir individual deve sempre trabalhar em prol do bem estar coletivo.
Logo mais a frente o Pai diz algo sobre o agir individual: Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz. (Deu 10:16).
Parafraseando o mandamento acima fica assim: Corte ou elimine do seu coração o ego egoísta. Que só age em prol de si mesmo, em prol do seu próprio bem estar e na maioria das vezes em detrimento das pessoas e das vidas que o cercam.
Jesus O Cristo, reafirma este mandamento: Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me.(Lucas 9:23).
Ou seja, se não arrancarmos a craca do egoísmo, se não nos purgamos o lodo da ganância, do preconceito, do orgulho religioso e assim por diante. Não poderemos entrar no reino do Pai
Isso é a pureza de coração que Jesus pede a nós. Então que neste dia comecemos a trabalhar em nosso interior para que este se torne a imagem e semelhança de Cristo Jesus.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).