ESPIRITISMO E CRISTIANISMO

Todas as denominações do cristianismo tradicional não admitem que o Espiritismo seja considerado cristão. Alegando que a Doutrina Espírita e a Cristã são diferentes e incompatíveis.

Todavia, a que Cristianismo eles se referem? Sim, porque o Cristo não formalizou religião alguma, e quanto aos Evangelhos, não são incompatíveis de maneira nenhuma com a terceira revelação, pois “O Evangelho Segundo o Espiritismo” expõe a moral cristã e muitas questões doutrinárias dos Evangelhos em total concordância com o Espiritismo.

As teologias das diversas denominações Cristãs divergem em muitos pontos, pois surgiram de interpretações isoladas dos textos Evangélicos segundo seu modo de compreensão e interesses. Assim, não há nenhuma de total acordo com outra, sempre existindo pontos de discussão.

Desse modo, não podem considerar-se as únicas doutrinas Cristãs só porque o Espiritismo interpreta os Evangelhos de acordo com o ensino dos Espíritos Superiores.

O Espiritismo baseia-se em fatos documentados em toda parte, principalmente nos círculos acadêmicos. E a moral deixada pelo Cristo tem caráter também universal, estando inserida sob diversas formas em todas as religiões, visto que, como confirmaram os Espíritos a Kardec (O Livro dos Espíritos questão 625), Jesus é o mais perfeito modelo de moral e o ser mais puro que apareceu sobre a terra. Sendo a consciência diretora do planeta.

Assim sendo, o Espiritismo tendo por base doutrinária os evangelhos é uma doutrina eminentemente Cristã e seus adeptos são cristãos no sentido mais amplo do termo, lutando pela reforma interior, exercitando a caridade e trabalhando para que a mensagem de Jesus chegue a todas as pessoas. Tudo em concordância com as palavras do Cristo: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei, só assim sereis reconhecidos como meus discípulos”.