O sincretismo e as praticas de religiões afrosdecendentes no brasil...ligada aos santos catolicos...
Introdução
Primeiro se faz necessário revelar o que o significado da palavra, (sincretismo) - O conceito está diretamente relacionado com a noção de religião que cada pessoa leva dentro de si e que tem a ver com a conexão que um indivíduo pode estabelecer com tudo aquilo que não é terrestre ou material. Ou seja uma pratica contraria as observações cristã, mas com aparência de cristã isto é se pratica algo de um jeito porem o objetivo é outro exemplos....
relação dos Orixás com os santos católicos:
Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.
Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim.
Ogum – São Jorge.
Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio.
Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.
Omolú – São Lázaro ou São Roque.
Logun Edé – Santo Expedito.
Oxum – Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição
Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória.
Iansã – Santa Bárbara
Nanã Buruquê – Nossa Senhora Sant’ana
Ibeji – Cosme e Damião
O Candomblé e a Umbanda cultuam 16 entidades que são chamadas de orixás, cada uma dessas entidades tem um ou mais santos católicos correspondentes. Durante o período do Brasil Colônia desembarcaram no país os primeiros africanos de origem iorubá, um povo que vivia numa região que hoje corresponde aos países africanos de Togo, Nigéria e Benin.
Os iorubás tinham como religião o candomblé, porém, como explicamos acima como eles foram trazidos para o país como escravos não podiam praticar livremente a sua crença. Foi para poder praticar a sua religião, o candomblé, que os africanos criaram associações das divindades com os santos católicos.
Pergunta como pode uma mesma imagem servir dois propósitos diferentes, o bem e certa hora e depois o mal !