2ª EPÍSTOLA DE JOSEÃO - SERMÕES

SEGUNDA EPÍSTOLA DE JOSEÃO

(O LIVRO DOS SERMÕES DE JOSEÃO)

1 A Ordem, Deus explica. O Caos, o Diabo explica. A Ordem de Deus conduz ao Bom Príncipio de tudo, mas o Caos de Satanás conduz ao Mau Fim de tudo. Deus é a Ordem necessária, Satanás é o Caos desnecessário.

1.2 A Evolução da Natureza é pela Guerra de Satanás, mas a Salvação da Humanidade é pela Paz de Cristo.

1.3 O Mal é por Eu e Ele, mas o Bem é por Nós e Eles. Assim, sabemos que Cristo é de fato o Deus Filho, isto é, o Bom Exemplo encarnado da própria Humanidade em Si perfeitamente bem idealizada por Deus Pai.

1.4 Ora, a Ciência que diz isto, não falha, porque não é Falha: ora, até mesmo nesta verdade, está aquela Natureza que por Cristo Intermediador é Justa e Moral. Não porque todo pecador é antes doente, e todo Santo é antes São: nisto o pecador é inocentado, e o Santo é privilegiado; mas sim porque todo doente é antes autocontaminado, e todo São é antes autopurificado: nisto o doente é culpado, e o São é dignificado.

2 Agora, vejais vós, ó Diáconos, como a Saúde Natural da Medicina deve necessariamente preceder o Juízo Moral da Religião: porque o falso "martírio", sem boa condição e sem bom fruto, é vão suicídio inútil!

2.2 Saibais também vós, ó Presbíteros, que a Árvore do Espírito tem Vida, e Vida em Carne! Portanto, não proibais os vossos demônios: antes, sejam eles os vossos animais úteis bem domados.

2.3 E não condenem todo o grande Mundo além do vosso pequeno, ó Nazarenos, vós que sois Fariseus: porque quem ama, conquista e salva pela conversão; mas quem odeia, segrega e condena pela divisão.

2.4 Nem humilhem amargamente a vós mesmos, ó Católicos, vós que sois Saduceus, fazendo de Deus um Ídolo - para ser - temido e adorado: antes, sejamos cada Um de Nós o bom Filho do Bom Pai.

2.5 E não esperais, em clima insensato de alegre festa, bençãos materiais do Senhor vosso Deus, ó Evangélicos, vós que sois Samaritanos: porque, primeiro Cristo é Cruz de Redenção pelo Espírito Santo de Deus, e depois é Graça de Salvação como Filho Santo de Deus. Porque, quem viveu e morreu humilde, senão o pobre vencedor? E quem viveu e morreu arrogante, senão o rico perdedor? Ora, a Humanidade de Cristo, contrariando a Natureza de Satanás, mata a Carne e vivifica o Espírito, conforme requer a Justa Justiça da Prova Real, porque esta é a Cruz do Bem ao Justo Fiel e Verdadeiro segundo Jesus o Cristo. Porque, como seria feito o Bem contra o Mal sem o Mal contra o Bem? Mas o Bem vem para o Bem, e o Mal vem para o Mal; de modo que a Verdade sempre se prova não somente como Paradoxo ao Entendimento, mas também como Beleza à Moral.

3 Certamente, há um - bom e verdadeiro - único Panteão, que é Judaico e Cristão.

3.2 Pelo qual devotamos a nossa educação espiritual aos nossos Santos Ícones inspiradores em Ser e exemplares em Fazer, dos quais Nós sabiamente não abriremos mão, porque somente eles substituem os inúteis ídolos (que são gentios e pagãos) assim provados muito mais que superados.

Joseão de Libaría
Enviado por Joseão de Libaría em 20/06/2021
Reeditado em 01/08/2021
Código do texto: T7283173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.