PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 5,1-12)(07/06/21)
 
Caríssimos, quem nunca na vida sofreu alguma tribulação ou desafio de fé? Quem nunca na vida chorou ou lamentou-se devido às dificuldades advindas das próprias fraquezas ou às dos outros? É isso o que nos responde a liturgia de hoje, ao nos mostrar que mesmo vivendo neste vale de lágrimas nenhum filho ou filha de Deus deixa de ser consolado e amparado por Ele nas tribulações que sofrem neste mundo.
 
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina a via da perfeição, que nos leva a santidade: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus." A virtude da pobreza, consiste em viver sem apego ou a preocupação em possuir as bens deste mundo.
 
"Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados." Essa Bem-aventurança nos diz da visita interior que Deus nos faz quando somos atribulados. 
 
"Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra." Trata-se da salvação eterna de nossas almas prometida por Jesus, àqueles que o amam e se exercitam na virtude da humildade.
 
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados." Não se trata da justiça dos homens que é falha, mas sim da justiça de Deus que conhece as nossas intenções e os nossos atos (cf. Sl 138).
 
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." De fato, dependemos totalmente da misericórdia divina, e ela é alcançada por aqueles que a exercem para com os outros (cf. Tg 2,12-13).  
 
"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus." De fato, os nossos olhos são para ver a Deus face a face, e não para ver imagens impuras advindas da Internet ou outros meios.
 
"Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus." Com efeito, a paz é fruto do Espírito Santo em nossas almas quando nos deixamos conduzir por Ele.
 
"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus." Isto é, por causa do seu anúncio que se cumpre na íntegra, pois, todos seremos julgados.
 
Portanto, caríssimos, peçamas ao Senhor Jesus a graça para fazermos das Bem-aventuranças a nossa regra de vida, e que Ele nos dê a perseverança e a disciplina interior para pô-las em prática.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.