O DEUS CONHECIDO NÃO PODE SER O DEUS VERDADEIRO

Entende-se por "teologia apofática" o sistema teológico que procede por negações, recusando-se progressivamente a referir a Deus os atributos tomados do mundo sensível e inteligível, para aproximar-se de Deus - que está para além de todas as coisas criadas e de todo conhecimento relativo a elas - transcendendo todo e qualquer conhecimento e conceito.

Detesto qualquer definição divinal por parte dos homens. Tenho medo de homens de batina ou de gravatas que afirmam conhecer a Deus, pois geralmente o Deus que eles dizem conhecer, É exatamente a cara deles: rancorosos, intolerantes com os diferentes, vingativos, gananciosos, ciumentos (...) Nego terminantemente qualquer tentativa por parte da Teologia Propositiva-catafática de colocar o divino- deus numa ideia antropomórfica e humana de ser e de reger o universo. Acredito que Deus por natureza não pode ser. Prefiro acreditar em um Deus que não é. Ao afirmar algo sobre Deus, tiro dELE aquilo que o faz Deus- o mistério de ser quem Ele é: Indecifrável. Não há capacidade humana, não há palavras, não existem meios, não há ciência capaz de nos fazer entender aquilo que é inefável. "Todas as descrições tentadas, em última instância, serão falsas e as conceituações devem ser evitadas, com efeito, que, por definição, escapa definição.

É triste a conclusão, para o "crente", de que qualquer narrativa conclusiva em relação a quem será Deus não pode ser cabível dentro da Teologia Apofática, pois ela afirma a imperfeição de qualquer conhecimento objetivo sobre Ele. Ou seja, o apofatismo entra em conformidade com a natureza incognoscível de Deus. Em outras palavras, para conhece lo é preciso nega lo. Ou melhor, negar todo o "conhecimento" que é por si e fatalmente inferior a Ele, ou seja, tudo que é. Tudo que existe é inferior a Deus, portanto, não poderá classifica lo.

Professor Moises

filoliveira
Enviado por filoliveira em 09/04/2021
Código do texto: T7227961
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.