PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 5,27-32)(20/02/21)
.
Amados irmãos e irmãs, jamais poderemos medir ou imaginar a grandeza, a profundidade e a riqueza da Misericórdia Divina; e é exatamente isso o que vemos nesta liturgia de hoje, a começar pelo apelo que Deus faz, por meio do Profeta Isaías, para que o povo eleito se converta e viva na Sua Presença.
Em outra manifestação da Sua Divina Misericórdia, feita por meio do Profeta Ezequiel, o Senhor declara: "Por minha vida, diz o Senhor Deus, Eu não quero a morte do ímpio, mas que se converta e viva" (Ez 33,11). Ou seja, "o próprio Deus declarou cabalmente que, quando uma alma se arrepende de O ter ofendido, Ele perde até a memória do seus pecados: "Eu não recordarei as suas iniquidades" (Ex 18,22). (Sto Afonso Maria de Ligório).
.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus chamou "o cobrador de impostos", Levi (Mateus) para o seguir, e por isso foi condenado pelos fariseus. É importante notar que para cada ação salvífica do Senhor Jesus, existia sempre uma reação contrária dos fariseus que não aceitavam o uso da Sua Divina Misericórdia, porque preferiam a condenação ao invés da salvação que o Senhor disponibiliza àqueles que se arrependem dos seus pecados.
.
No tocante à nossa vida pessoal às vezes somos tentados à desistir da luta contra o pecado por causa das nossas frequentes quedas, e com isso, abrimos brechas em nossas almas para o inimigo se estabelecer; é como se não acreditássemos na misericórdia do Senhor Jesus, e no Seu poder de nos libertar de todo pecado e de todos os males que o pecado gera.
.
Portanto, caríssimos, para nos libertar de tal ameaça, escutemos esta exortação de Santo Afonso Maria de Ligório: "Quereis dar ao Deus que vos ama um sinal de confiança íntima, com o qual Ele ficará extremamente tocado? Quando cometerdes alguma falta, não hesiteis em vos lançar imediatamente a seus pés, para Lhe pedir perdão. Assim, pois, se cairdes em alguma falta, erguei os olhos para o Senhor, fazei um ato de amor e, confessando os vossos pecados, tende a certeza do Seu perdão."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.