CARTOMANCIA NÃO É ESPIRITISMO

Não existe no Espiritismo o uso de cartas, búzios, amuletos, leitura de mãos, bolas de cristal, astrologia ou coisas semelhantes. Isto nada tem a ver com a Doutrina Espírita.

Infelizmente, devido ao enorme sincretismo que existe no Brasil muitos equívocos surgiram com relação à Doutrina Espírita no seio popular e um deles é atribuir ao Espiritismo práticas que são totalmente contrárias aos seus postulados.

Desse modo, não são adeptos da Doutrina as pessoas que se utilizam desses recursos e logicamente que não cabe ao Espiritismo, nem aos espíritas, o julgamento delas. Mas, as coisas devem ficar bem definidas e esclarecidas.

Pois, jamais um médium verdadeiramente espírita se utiliza desses métodos de adivinhação, principalmente para obterem vantagens financeiras, oferecendo os seus préstimos pela fixação de cartazes na rua, distribuindo panfletos, colocando anúncios em jornais, rádio, televisão ou se apresentando em programas com esse fim. Na Doutrina Espírita, o trabalho espiritual é feito com humildade, seguindo o preceito dos bons espíritos e de Jesus, que recomendou: “Daí de graça o que de graça recebeste.”

A mediunidade independe de religião ou filosofias, sendo um dom natural do ser humano, essa sensibilidade está em todas as pessoas em graus diversos [1], assim, o fato de alguém denominar-se médium não indica automaticamente que é espírita. Portanto, relacionar o Espiritismo a procedimentos que não fazem parte de seus princípios é no mínimo falta de conhecimento e é justamente para remediar essas opiniões errôneas enraizadas por décadas acerca da doutrina que escrevemos.

Estudar Allan Kardec para conhecer o Espiritismo!

[1] Ver os nossos artigos: Mediunismo e Espiritismo; Diferentes Linhas de Espiritismo.