O que a cobra contou para Eva não foi uma completa mentira. Como declarado, seus olhos foram de fato abertos e Eva e seu marido se tornaram conhecedores do bem e do mal, assim como todos os seus descendentes. Porém, de acordo com o capítulo 3 da narrativa de Gênesis, sendo a mais astuta dentre todos os animais selvagens criados por Deus, a serpente, desprezível criatura, não falou em vão. Ao contrário, com persuasão, através da palavra, mostrou-se capaz de manipular o raciocínio, a partir dos desejos do coração de Eva que, engodada por aquela palavra, apresenta uma mente voltada a interesses próprios, obviamente fora da lei (Palavra) de Deus e sob orientação de sua própria vontade, modifica toda a história humana.
 Ora, o profeta Jeremias alerta que o coração é enganoso e desesperadamente corrupto. Somos incapazes de conhecer e compreender suas verdadeiras intenções (Jeremias 17.9). A tendência natural do homem é ceder para o caminho que lhe é desejável, para aquilo que é aceitável e belo aos seus próprios olhos, ainda que se trate de fake news ou, pior, um factóide, sendo atraente e agradável, na perspectiva humana, frutos da falta de perspectiva da eternidade e de uma mente que não se adequa à Lei de Deus. Assim sendo, vale a pena arriscar e desfrutar do prazer momentâneo, ainda que falso. Isso porque a consequência de uma mente sem lei (anomia) é a iniquidade (Mateus 24.12 e Tito 2.14)
    De acordo com o renomado jornalista Alexandre Garcia, “Fake news” é uma mentira completa, sem sombra de verdade, enquanto “factóide” é um fato deformado ou uma meia verdade (como se a verdade pudesse ser fracionada!). Temos visto diariamente profissionais que deveriam informar fatos, reportando mentiras transvestidas de verdade ou “meias verdades”. Em um tempo em que afirmar que a grama é verde é equivalente a polemizar, precisamos relembrar que 1% de mentira em 99% de verdade torna-se uma mentira, assim como uma mosca em uma panela de sopa destrói, contamina e inutiliza todo o conteúdo. A verdade não se debate, não se contradiz e não precisa de justificativa.
    Contudo, reafirmando o que diz o sábio Salomão, não há nada novo debaixo do sol (Eclesiastes 1.9). A primeira mentira foi contada logo após a criação do mundo e assim seguiu durante toda a história. Na Bíblia encontramos o relato de homens que se mantiveram fieis à Verdade e a declararam por se importarem mais em não ofender a Deus do que em ofender ao mundo. Mais importa temer a Deus (Lucas 12.4-5). A vida de João Batista, assim como de todos os profetas que viveram antes dele, prova isso. Eles foram humilhados, decapitados, transpassados, jogados em dejetos e como dejetos, tratados como escória (...), mas resistiram até o final sabendo que a Verdade é eterna (Hebreus 11).
   João 8:32 diz que conhecendo a Verdade seremos libertos. A Verdade é uma pessoa: Jesus é a Verdade. Ele mesmo diz “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Só podemos conhecer a Verdade se ela se revelar a nós e se nossos corações estiverem predispostos a ouvi-la e vivê-la. Acontece que isso não é instantâneo, pois requer uma parcela de envolvimento na tomada de decisão, isso é, estar disposto a negar a si mesmo ao ponto de perder a vida (Lucas 9.23-24 e Atos 20.24), reconhecendo que tudo o que vem de Deus é maior e melhor que qualquer coisa que podemos ver ou imaginar. Caso contrário, apegar-se a fake news e factóides trará como consequência a destruição eterna.
    Que nossas vidas sejam baseadas na Verdade, ainda que, como muito bem colocado pelo pastor Rodrigo Mocellin, todos digam que a grama é rosa, continuaremos afirmando aquilo que diz a Lei de Deus, que é a lente que direciona os olhos - a cosmovisão - do cristão: a Verdade é inquestionável, irrefutável e imultável. A Verdade é eterna.
Abra a Porta e Raquel Araújo
Enviado por Abra a Porta em 29/01/2021
Código do texto: T7171335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.