ESPÍRITO, ALMA, DESENCARNE, ERRATICIDADE e REENCARNAÇÃO

Geralmente as palavras Espírito, Alma, Desencarne, Erraticidade e Reencarnação trazem certa confusão ao espírita iniciante ou a um não espírita que tenha curiosidade acerca da doutrina.

ALMAS somos todos Nós, é a humanidade que ainda esta ligada a um corpo físico (na carne), vivenciando as experiências concernentes a evolução humana na crosta terrena e preparando-se de forma mais ou menos equilibrada para o retorno a condição original de espírito livre.

Assim, na terminologia espírita, Almas são espíritos encarnados e ESPÍRITOS, são as almas desencarnadas, já libertas do envoltório corporal.

No entanto, por espírito livre, entenda-se uma liberação temporária da carne, pois enquanto perdurar as imperfeições que impelem o espírito a recapitular experiências ou resgatar débitos, ainda terá que voltar através da reencarnação quantas vezes forem necessárias. Esse período de espera no mundo espiritual entre uma encarnação e outra se chama ERRATICIDADE.

Na erraticidade o espírito estará localizado em regiões espirituais de acordo com os seus sentimentos e pensamentos, podendo modificar-se e evoluir ou permanecer estacionário.

Assim sendo, a REENCARNAÇÃO acontece quando o Espírito livre na erraticidade renasce com outro corpo, através de outros pais e com uma personalidade diferente da reencarnação anterior. E aí volta novamente à condição de alma encarnada ou espírito encarnado.

À medida que o ser espiritual evolui em sabedoria e em amor, chegando a um determinado nível de perfeição relativa, cessa a necessidade das várias encarnações permanecendo definitivamente no mundo espiritual, não se achando mais no estado de erraticidade. Poderá reencarnar com o objetivo de realizar uma missão entre os encarnados se assim for do seu desejo, Não constituindo uma obrigação.

Outra palavra utilizada entre Nós espíritas é o vocábulo DESENCARNE.

A expressão “morte”, geralmente associada à destruição total do ser é substituída por desencarne, pois ela passa de forma mais fiel a certeza da imortalidade. A certeza de que a vida sempre continua.