PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,20-28)(26/11/20)
.
Caríssimos, começo o pequeno sermão de hoje com estas palavras de são Paulo: "É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (1Cor 2,9). De fato, a esperança nessa promessa é o que mantém sempre viva a chama da nossa fé.
.
Com efeito, essa liturgia de hoje nos mostra que sem dúvida alguma, o Senhor está passando este mundo à limpo, ou seja, está renovado todos as coisas como Ele mesmo prometeu (cf. Apo 21,5), pois, os pecados que aqui veem sendo praticados creio já estão passando dos limites da tolerância, isto é, a medida está mais que transbordante.
.
O Evangelho desta liturgia se encerra com a seguinte sentença do Senhor Jesus: "Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
.
Ora, o Senhor não está ameaçando ou semeando o pavor, mas nos alertando para a necessidade de estarmos preparados, como bem escreveu são Pedro: "Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.
.
Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz." (2Pd 3,11-14). De certo, o amor de Deus por nós é infinito, e por isso, jamais nos abandonará, porque fomos resgatados pelo preciosíssimo sangue do Seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.