Não Desprezeis as Profecias

O povo de Deus sempre experimentou duas formas de profecia: a chamada "canônica", que é aquela que se transforma em Escritura, e as profecias comuns, que têm um enfoque mais temporário - diferente da canônica, que é escrita para ensinar todos os homens em todas as épocas. A prova bíblica da existência desses dois gêneros de profecia é clara: a Bíblia menciona muitos profetas que, embora sendo profetas, não escreveram partes da Bíblia, o que demonstra que suas profecias eram de um tipo diferente daquelas das Escrituras. A fé cristã ensina que a profecia canônica cessou, mas não há qualquer razão para pensar que as profecias comuns cessaram e, portanto, não devemos desprezá-las.

Se não devemos desprezar as profecias, conforme I Tessalonicenses 5.20, então devemos buscá-las? Sim. A Bíblia nos manda categoricamente buscar o dom de profecia (1Co 14.1), o que significa que devemos não apenas profetizar, mas procurar pessoas que profetizem. Por meio da profecia nós podemos admoestar uns aos outros, consolar uns aos outros, sustentar uns aos outros, edificar uns aos outros, etc. (1Ts 5.14-20, 1Co 14.3).

Isso significa que um cristão deve ter uma postura crítica, mas não incrédula. Devemos estar abertos para as experiências espirituais além de nossa compreensão racional, e julgá-las. "Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem" (1Ts 5.20-21). Isso significa exercitar sabedoria, não a falta de fé. Se você tem medo de ouvir profecias falsas, o método bíblico para lidar com isso é pedir pelo dom de discernimento, e não simplesmente sair negando as profecias.