PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 20,20-28)(25/07/20)
 
Caríssimos a Igreja celebra hoje a Festa litúrgica de São Tiago Maior. "Nasceu em Betsaida; era filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João. Esteve presente nos principais milagres realizados por Cristo. Foi morto por Herodes, cerca do ano 42. É venerado com grande devoção em Compostela (Espanha), onde se ergue uma célebre basílica dedicada a seu nome." (Liturgia das horas).
.
Com efeito, vendo a história deste Apóstolo percebemos à princípio o quanto somos frágeis ao aspiramos vantagens pessoais nas nossas relações com Deus e entre nós. No entanto, basta encontrarmos o Senhor com o desejo de fazer a vontade do Pai, tudo muda em nossa vida, pois, nos tornamos capazes de sofrer até o martírio por amor a Cristo como ele sofreu. 
.
No Evangelho de hoje diante da oração interesseira da mãe de Tiago e João, Jesus os fez compreender que existimos em função da salvação eterna de todos e não somente da nossa salvação. Por isso, lhes perguntou: "Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” 
.
"É a propósito desse cálice que o próprio Senhor Se exprime assim no Evangelho: «Meu Pai, se é possível, afasta de Mim este cálice» (Mt 26,39). Referia-Se à morte que iria sofrer pela salvação do mundo. Por isso diz: «Elevarei o cálice da salvação», isto é, todo o meu ser se lança sedento para a consumação do martírio, a ponto de ver nos tormentos sofridos nos combates do amor filial um repouso para a alma e para o corpo, e não um sofrimento." (são Basílio séc. IV).
.
Portanto, caríssimos, traduzindo todo esse legado em prol da salvação eterna da humanidade, Jesus nos deu a conhecer qual o verdadeiro propósito de um discípulo, seguir em tudo seu Senhor: "Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. (v. 26-28).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.