Da confissão humana

Etapa 1: Idealismo moral:

O homem decide ser algo

Etapa 2: Moralismo sem êxito: o homem não consegue ser o que pensava que podia ser.

Etapa 3: Revelação espiritual: daí vem Cristo e Se revela.

Etapa 4: Confissão do positivo divino: E o homem confessa a soberania divina.

Etapa 5: Confissão do negativo humano: Como também passa a enxergar seus próprios pecados. Inclusive ao tentar seguir erroneamente a Lei.

Etapa 6: Confissão do "negativo" divino: Se conscientiza das humilhações que Deus o faz passar, na tentativa de o fazer realmente santo.

Etapa 7: Confissão do positivo humano: Agora vê que é possível enfim ser moral, santo, do jeito certo, não do seu jeito mas do divino.

Etapa 8: Confissão interpessoal: Agora passa a ver também a ação de Deus na vida das pessoas; a enxergar os pecados e as virtudes das mesmas. Transcendendo o meio cristão que congrega, caso congregue em algum grupo.

Etapa 9: Evangelização: as ensina a Palavra, da forma como Deus o revela, com as mesmas palavras, sem alterar pra mais ou pra menos nada.

Etapa 10: Confissão pública: confessa seus pecados publicamente como forma de evangelização. Aqui eu não me refiro à pútrida confissão dos pecados protestante, mas à confissão paulina, onde ele se lamentava, por exemplo, por ter perseguido a Igreja.

São Murillo de São Gonçalo viverá
Enviado por São Murillo de São Gonçalo viverá em 25/07/2020
Reeditado em 25/07/2020
Código do texto: T7015964
Classificação de conteúdo: seguro