PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,38-42)(20/07/20)
 
Caríssimos, a fé é um dom do Espírito Santo, que por Sua ação realiza prodígios inimagináveis na vida dos que creem, como afirmou o Senhor (cf. Mc 9,27), sobretudo naqueles que fazem a experiência da cura e da libertação dos males que os atormentavam. Frases como estas: "Tudo é possível ao que crê; vai em paz a tua fé te salvou; não tenhas medo, mas, somente creia; ainda não tendes fé?" Etc,. São encontradas constantemente no Ministério Sacerdotal de Jesus .
.
Com efeito, os sinais e prodígios que o Senhor realiza são a comprovação da autenticidade de sua missão como o Messias enviado por Deus, bem como o cumprimento das profecias à seu respeito (cf. Is 35). Quando a multidão via as palavras de Jesus se realizarem tal como as pronunciava, logo sentia-se envolvida pela veracidade dos seus atos e "glorificava a Deus por ter dado esse poder aos homens." (Mc 9,8).
.
No Evangelho de hoje, "alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas." Ou seja, como vimos, a finalidade dos sinais realizados por Jesus não são um espetáculo a parte ou uma demonstração de algo extraordinário, mas sim a revelação da vontade de Deus predita pelos profetas (cf. Is 35; Am 3,7).
.
Portanto, caríssimos, como meditamos no Evangelho de são João: Jesus é o Verbo de Deus; Sua Palavra eterna que se fez carne; em quem e por quem todas as coisas foram criadas (cf. Jo 1,1.3); Ele é aquele que renova todas as coisas (cf. Ap 21,5). Nele tudo ganha um sentido eterno (cf. Ef 1,10). Ele é o autor e consumador da nossa fé e o realizador da nossa salvação.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.