PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA(Mt 12,1-8)(17/07/20)
.
Caríssimos a Lei de Deus existe em função do bem de todos, ou seja, para suprir a necessidade de justiça que temos, e por isso, ela ajuda a lei natural à ser cumprida na íntegra. Dado à isso é que Jesus respondeu aos contestadores dos discípulos que os acusaram de violarem o sábado: "Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes." (Mt 12,7).
.
Com efeito, nenhuma lei seja ela natural, divina ou positiva (criada pelo homem) usadas para regular o comportamento humano, pode deixar de lado as virtudes próprias que as sustenta. No Evangelho de hoje Jesus lembra aos mestres da Lei e fariseus que a virtude da misericórdia nos isenta do mal juízo e da condenação de inocentes.
.
Quando o Senhor Jesus diz esta frase: "De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”." (Mt 12,8), Ele fala como legislador divino porque é o Filho de Deus que se fez homem e veio a este mundo para nos salvar; Ele é a Palavra viva e incontestável do Pai, sua autoridade visa sempre a salvação dos homens, por isso, nunca age ou se comporta fora deste desígnio.
.
Caríssimos, existe em nós uma tendência de querer julgar tudo e todos segundo a nossa justiça, e com isso, não percebemos que sempre que julgamos assim carregamos em nossas almas os pecados julgados e a condenação destilada contra aqueles que cometeram tais pecados.
.
Na primeira Carta aos Coríntios, assim escreveu são Paulo: "[Irmãos], não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece."
(1Cor 4,5).
.
Ora, isso não significa que somos coniventes com os pecados cometidos neste mundo, pelo contrário, os reprovamos veementemente, todavia, que façamos isso sem perder o senso da misericórdia e do amor de Deus que sempre perdoa todos os que o procuram contritos e arrependidos de coração.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.