PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,46-50)(16/07/20)
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje ouvimos Jesus dizer: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Ora, essas palavras de Jesus jamais poderão ser interpretadas como uma negação de sua família natural; mas sim como uma afirmação dessa e a inclusão nela de todos os que Nele creem.
.
No entanto, aqueles que carregam na alma o espírito de divisão, tendem a querer dividir tudo e todos, por isso, não conseguem compreender as palavras de Jesus com o mesmo sentido que Ele fala. De fato, quem age assim costuma formar partidos, disputas, querelas e tantos outros comportamentos não condizentes com o Espírito do Senhor.
.
O santo Padre, o Papa Francisco, comentando esse Evangelho, disse: "Jesus formou uma nova família, já não baseada nos vínculos de sangue, mas na fé n’Ele, no seu amor que nos acolhe e nos une, no Espírito Santo. Todos aqueles que acolherem a palavra de Jesus são filhos de Deus e irmãos entre si.
.
Acolher a palavra de Jesus torna-nos irmãos entre nós, faz de nós a família de Jesus. Falar mal dos outros, destruir a fama dos outros, torna-nos a família do diabo. Aquela resposta de Jesus não é uma falta de respeito para com a sua mãe e os seus familiares. Aliás, para Maria é o maior reconhecimento, pois precisamente ela é a discípula perfeita que obedeceu em tudo à vontade de Deus.
.
Que a Virgem Mãe nos ajude a viver sempre em comunhão com Jesus, reconhecendo a obra do Espírito Santo que age n’Ele e na Igreja, regenerando o mundo para a vida nova." (Papa Francisco, Angelus, 10/07/18).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.