E o véu se rasgou

E o véu se rasgou

Quando Jesus expirou na cruz, o véu do templo se rasgou de alto a baixo. O que é véu? Por que o véu do templo se rasgou? Quais benefícios isso concedeu?

Tenho ouvido algumas teses sobre o fato de o véu do templo ter sido rasgado por ocasião da morte de Jesus. E algumas dessas propostas me parecem muito estranhas e não bíblicas. Entre elas a de que depois que o véu se rasgou já não há mais nada que nos impeça de ter acesso à Deus.

Bem, vamos buscar ordenar as coisas relativas ao tema a fim de não ficar na superfície, mas para que possamos ir fundo no oceano do Espírito.

No passado, ao tempo do povo de Israel nominal, só o sacerdote podia oferecer sacrifício pelo pecado do homem. E anualmente o sumo sacerdote comparecia perante Deus, no lugar chamado de "Santíssimo", a fim de fazer intercessão em benefício do pecador. Entretanto, ele precisava estar sem pecado para comparecer perante o Senhor. Caso contrário, ele morreria. Assim, ele oferecida primeiro o sacrificio por si mesmo, e depois entrava no santo dos santos para oferecer sacrifício pelo povo. Assim, o homem comum não tinha acesso a Deus a não ser por meio de sacrifício e por meio de sacerdote da tribo de Levi, a escolhida por Deus para ministrar o sacerdócio.

Entretanto, como Jesus é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e também ele é sem pecado, hoje nós temos acesso a Deus através dele. Mas, para isso, precisamos estar também sem pecados.

Ninguém que esteja em pecado pode ter acesso a Deus e requeira que Jesus lhe conceda isso.

Ele é sacerdote e também advogado do cristão, mas não defende nenhum que esteja em transgressão, notadamente dos Seus mandamentos.

Para consubstanciar nossa tese, vamos deixar aqui as referências bíblicas para consulta.

Hb. 5:1, 7:27, 8:3, 10:1-26.

"PORQUE, SE PECARMOS VOLUNTARIAMENTE, DEPOIS DE TERMOS RECEBIDO O CONHECIMENTO DA VERDADE, JÁ NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO PELOS PECADOS, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hb. 10:26-31.

Pelo texto destacado no versículo vinte e seis ao início, depois de perdoado não é admitido que se continue pecando deliberadamente. Pois isso resultaria em severa punição. Portanto, temos que viver em novidade de vida, frutificando para a vida eterna como diz outro texto.

O véu era uma cortina que separava o santíssimo do santo. No Santíssimo, só o sumo sacerdote comparecia uma vez ao ano perante Deus para oferecer sacrifício pelo pecado.

Mas assim como Moisés trazia um véu sobre o seu rosto por causa do resplendor que emanava dele, também muitos ainda têm um véu sobre os seus olhos, não entendendo essas coisas que expomos. Pois julgam que o fato de o véu do templo ter sido rasgado por Deus, que isso concede acesso a Ele independente da condição de pecado do homem.

Além do que, depois de libertos do pecado, o qual é uma lei da qual Jesus veio trazer libertação desse cativeiro ao qual todo homem estava preso, conforme Rm. 8:2., fomos feitos servos da justiça. E esta é os mandamentos de Deus. Sl. 119:172, u.parte.

"Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. PORQUANTO, O QUE ERA IMPOSSÍVEL À CARNE, VISTO COMO ESTAVA ENFERMA PELO PECADO, DEUS, ENVIANDO O SEU FILHO EM SEMELHANÇA DA CARNE DO PECADO, PELA LEI CONDENOU O PECADO NA CARNE, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. PORQUANTO A INCLINAÇÃO DA CARNE É INIMIZADE CONTRA DEUS, POIS NÃO É SUJEITA À LEI DE DEUS, NEM, em verdade, o PODE SER. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, O CORPO, na verdade, ESTÁ MORTO PARA O PECADO, MAS O ESPÍRITO VIVE POR CAUSA DA JUSTIÇA. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne, PORQUE, SE VIVERDES SEGUNDO A CARNE, MORREREIS; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Rm. 8:2-14.

Observe os destaques em caixa alta ou maiúscula. Fizemos algumas correções de textos equivocadamente mal traduzidos.

"QUEM PRATICA O PECADO É DO DIABO, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. QUALQUER QUE É NASCIDO DE DEUS NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO; porque a sua semente permanece nele; E NÃO PODE VIVER PECANDO, PORQUE É NASCIDO DE DEUS. I João 3:8 e 9.

Portanto, clame a Deus como fez o Salmista, que disse: "Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei". Sl. 119:18.

Ou o cego de Jericó, o qual Jesus curou da cegueira depois que ele clamou a Jesus. Mc. 10:46 a 52.

Manaus-Am, 11/07/2020.

Oli Prestes

Missionário