PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,25-30)(07/07/20)
.
Caríssimos, ninguém neste mundo que faz a vontade de Deus ou não, está isento do julgamento alheio; pois este é um dos pecados mais praticados na face da terra, tendo em vista que nasce da mais frequente tentação que chega à nossa mente, o terrível julgamento de valor; é dele que brotam as fofocas, calúnias, difamação e mentiras. Ora, uma alma infestada por estes pecados faz da sua vida e da vida dos outros um inferno. 
.
Com efeito, para nos livrar dessa horrível tentação assim nos exortou o Senhor: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também." (Lc 6,36-38).
.
São Tiago, parafraseando o Senhor, escreveu: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento."
(Tg 2,12-13).
.
No Evangelho de hoje Jesus, na sua ação evangelisadora onde por sinais e prodígios realizava a vontade do Pai, cumprindo assim as Profecias à seu respeito e revelando-se como o Messias prometido, foi erroneamente julgado e criticado como se fosse um colaborador do maligno. Todavia, como vimos, nada disso o impediu de cumprir a sua missão.
.
Portanto, caríssimos, quando cumprimos a nossa missão realizando com palavras e ações a vontade de Deus, esse é o grande sinal de que fomos chamados por Ele para trabalhar na sua messe; na verdade, somos frutos das orações daqueles que pedem ao nosso Pai celeste operários para a sua messe, como Jesus nos ensinou no Evangelho de hoje.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.