PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,18-26)(06/07/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, no Evangelho de hoje vemos o caso de uma mulher que por doze anos sofreu com um fluxo de sangue que, para a medicina da época, não havia cura, ou seja, estava desenganada; todavia, ao se aproximar de Jesus e tocar na orla do seu manto ficou curada, e escutou do Senhor: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”.
.
O outro caso totalmente perdido aos olhos humanos foi a morte da filha do chefe da Sinagoga que desolado se aproximou do Senhor, porém, firmemente confiante lhe disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. Ao que Jesus logo o atendeu e agiu conforme ele havia acreditado e o resultado foi a ressurreição de sua filha.
.
Com efeito, como vimos por esses exemplos, "O encontro com o Senhor nos dá uma nova vida: tudo o que nos leva à plenitude, felicidade, autenticidade, interioridade, tudo o que nos enriquece humanamente e nos revitaliza, deve ser cultivado nesse encontro e vivido por meio da fé.
.
Ora, na contramão do dom da fé, "Existem práticas que tiram a vida, como egoísmo, narcisismo, julgamento, arrogância, e que não nos ajudam em nada; por outro lado, existem outras que dão amor, ternura, oração, serviço." Deveras, são essas virtudes essenciais que precisamos cultivar sustentados pelas mãos do Senhor que age sempre em nosso favor por meio da fé.
.
Portanto, caríssimos, na vida existem situações limites que somente a fé pode nos tirar delas ainda que tudo pareça perdido, sem solução. Desse modo, compreendemos que a fé que professamos como dom do Espírito Santo nos leva alcançar todas as graças, para muito além do que podemos por nós mesmos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.