Homilia do XIV Dom Tempo Comum (Mt 11,25-30)(05/07/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs existe um profundo abismo entre a vontade humana e a Vontade de Deus quando esta não se submete ao seus desígnios; ora, é fácil entender isso, pois depois do pecado de nossos primeiros pais houve uma ruptura entre a humana criatura e o Criador e o resultado desastrado desse pecado são as tragédias que se repete ao longo da história.
.
No entanto, ao enviar Jesus o seu Filho amado, o Senhor nosso Deus nos deu a oportunidade por meio d'Ele de nos reconciliar consigo, oferecendo-o em sacrifício para que com o seu Sangue apagasse os nossos pecados e assim fazer de nós seus filhos e filhas amados herdeiros de Sua Glória eterna.
.
A liturgia de hoje é um convite divino que quando escutado e posto em prática se torna a via da perfeição pela qual chegamos ao Reino dos céus; trata-se da obediência e do amor incondicional seguidos pela virtudes da mansidão e da humildade no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, que como Ele mesmo disse: é o caminho, a verdade e a vida; desse modo, quem o segue fielmente não erra nem morre; mas, passa pela porta estreita da salvação, faz a sua Páscoa e alcança a vida eterna.
.
No Evangelho de hoje Jesus definiu as virtudes como graças que acolhemos a partir do seu exemplo para as vivermos em comunhão com Ele. Disse o Senhor: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
.
Portanto, caríssimos, supliquemos ao Senhor o dom de escuta-lo para assim seguir seus passos sem vacilar, certos de que é Ele que nos conduz como ovelhas do Seu rebanho.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.