Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TER OU SER?

Ter ou ser? Dois pesos numa balança imaginária, onde os olhos emitem o juízo definitivo. Ao passo que o “ter” torna-se pesado como chumbo, o “ser” sofre uma espécie de metamorfose, esvaziando-se, de todo o peso, faltando pouco para flutuar. Uma ambivalência – quase sempre gerada pelos tacanhos. Todo o somítico ou tacanho anda por vista e não por fé. Reverência ou desdém? Cabe aos olhos uma sentença tão previsível quanto um jogo de cartas marcadas: o ter sobrepõe-se ao ser.
Filosofia é um saber semelhante a um dardo, umas vezes lançado ao passado, outras vezes ao futuro, sem nunca atingir o alvo que é o presente. Por isso a ordem paulina – é não deixar-se prender por meio de filosofia e vãs sutilezas. Tradições de homens, assim como o estado primitivo do saber mundano não mudam o interior humano, visto que não atingem a meta proposta: o âmago do ser caído.
Prático, objetivo, palavras certeiras, no alvo – sem dar chance ao azar: assim era Jesus na praticidade de seus sermões.
Naquele dia o alvo fora os fariseus avarentos. O gran finale ficara marcado na história com a enfática frase: Não podeis servir a Deus e a Mamom, isto é, o deus do dinheiro.
Após ouvir as palavras atiladas de Cristo os fariseus migalheiros usaram a zombaria como uma forma desqualificativa, porém o resultado fora inócuo. Caçoadas de festim contra uma retórica cheia de espírito e vida não poderia alcançar bom êxito. As entranhas farisaicas foram expostas no ato. A crença de que a – quantidade de bens materiais servia de medida para saber o quanto Deus amava ou não uma pessoa caíra por terra. O que simbolizava benção entre os homens era nada mais, nada menos do que – uma ação execrável diante do Senhor.
Amar o mundo e tudo que nele existe é esvaziar-se de Deus, visto que não se encontra o amor do Senhor nas obras – pertencente a esse sistema de coisas. Não se caroneie: o sensualismo carnal e visual, e a ufania da vida não são de Deus, mas do mundo, e fique você sabendo que, tudo neste mundo passa, mas aqueles que – mantem-se, dentro dos limites da vontade de Deus permanecem para sempre.

VERSÍCULOS
2 Coríntios 5/7
Colossense 2/8
Lucas 16/13
Lucas 16/14-15
1 João 2/15-17






Fragatta
Enviado por Fragatta em 25/06/2020
Código do texto: T6987180
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Fragatta
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 49 anos
17 textos (14998 leituras)
4 e-livros (301 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/20 03:42)
Fragatta