PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,1-5)(22/06/20)
.
Caríssimos, pelo que ouvimos do Senhor Jesus neste Evangelho de hoje, nenhum de nós tem o direito de Julgar quem quer que seja, pois, se o fizermos já sabemos qual é o critério que será utilizado no dia em que formos julgados. Escutemos, então, o Senhor: “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes." (Mt 7,1-2).
.
Com efeito, creio que este é o pecado mais cometido em todas as camadas da sociedade humana, e não somente em nossos dias, mas, em todos os tempos. Todavia, o Senhor nos exorta para não comete-lo, pois, desse modo, se evita a própria condenação pela hipocrisia que se instala na alma que o comete. 
.
De certo, eis o diz o Senhor: "Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. (Mt 7,3-5).
.
Portanto, caríssimos, todo julgamento de valor é uma grande ofensa contra essas palavras de Jesus. De fato, toda pessoa que julga, ou o faz propositadamente cedendo à essa tentação; ou o faz por desconhecer as palavras do Senhor que diz para não julgar, ignorando que também será julgada com a mesma medida que julga. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.