Medo

Medo

Eu já falei sobre medo e temor, mas vou falar em um aspecto mais claro. O que é medo e por que o ser humano tem medo?

Vejamos:

Para o ser humano em geral, o medo é uma coisa natural. Parece que todos sentem medo de algo em determinado momento, principalmente quando há perigo de integridade física sua ou perigo de morte.

E ele, o medo, é um estado de tensão emocional ou apreensão que ocorre em certas circunstâncias. Às vezes o medo ocorre por ignorância. Um estrondo ou um barulho desconhecido de alguém, pode levá-lo a temer. Até uma folha seca rolando sobre uma superfície pode amedrontar. E Deus falou sobre isso em Deuteronômio 28:

Muitas doenças de fundo psicótico pode ter origem no medo. Aliás, muitas enfermidades ocorrem nessa área da cognição ou intelecto, o espírito.

Existem especialistas médicos para tratar as várias enfermidades da psique. São fobias, mal do pânico, psicoses, etc.

O Espírito Santo, através de João:

No amor, não há medo; o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo tem consigo a pena, e o que tem medo não é perfeito no amor. 1 João 4:18.

Apesar de que algumas traduções usa o vocábulo temor em lugar de medo, o que já foi objeto de apreciação de nossa parte.

No capítulo 28 do livro de Deuteronômio é falado do receio que virá sobre o povo de Deus, caso ele não cumpra os Seus mandamentos com integridade.

Embora alguém possa se considerar seguro, quando as adversidades ocorrem, ele será provado se o tal verdadeiramente tem medo ou não.

Para os tementes a Deus, ou seja, os que cumprem as suas leis ou Mandamentos, não há medo. Porque tem o amor de Deus, e não fica apreensivo por nada.

Jesus disse que os gentios (pagãos) se espantam com os sinais dos céus, mas que o seu povo não deveria temer.

Como disse Deus por Salomão, quem anda em integridade, anda seguro. Também disse: "Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave. Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos. Provérbios 3:24 a 26.

Embora possa acontecer como ocorreu com Moisés quando Deus desceu no Sinai, o qual ficou todo trêmulo, coisas na esfera humana não espantam os filhos de Deus, os guardadores da Sua Lei.

Manaus-Am, 09/06/2020

Oli Prestes

Missionário