Não à liberdade

Não à liberdade

Há quem queira viver livre como um pássaro, para fazer o que bem quiser. Acaso esse é um bom desejo? De que Deus nos torna livres e para que?

Quando Jesus esteve aqui vivendo entre os humanos, ele falou sobre liberdade, veja.

Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. 17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

Ele veio apregoar liberdade de que?

Em outra ocasião Jesus falou:

João 8:34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 Ora, o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.

Então aquelas pessoas a quem Ele se dirigiu não eram livres. Por que?

Isaías 61:1 O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; 3 a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

Já que, como disse Jesus, ele veio para pregar as boas novas, que é esta?

Que prisão era essa?

Jesus também disse: "E conhecereis a verdade e a Verdade vos libertará. Jo. 8:32.

Mas que é a Verdade, a qual pode libertar aquele que a conhecer?

A liberdade que Jesus veio apregoar é a mesma que pode libertar, a Sua Lei. Sl. 119:160.

E como a lei de Deus tem dezessete nomes, ela é mencionada na epístola de Paulo aos Romanos como a Lei do espírito de vida. Lá diz:

"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte". Rm. 8:2.

E já que Jesus veio libertar do pecado, que é ele?

Romanos 7:7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

Então foi dessa prisão que Jesus veio libertar os cativos. Porque, como disse Salomão, a morte é forte como o amor.

Jesus também veio dar vista aos cegos. E os cegos são os que não vêem. E isso é esclarecido pelo Espírito Santo, que diz:

2 Pedro 1:1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, 4 pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo, 5 e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, 6 e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, 7 e à piedade, a fraternidade, e à fraternidade, o amor. 8 Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.

No verso dois é dito: "2 Pedro 1:2 graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

E o que é o conhecimento de Deus? Este:

"Nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 1 João 2:3.

Então a graça e a paz nos são multiplicadas pelo conhecimento dele, e que corresponde à guarda dos mandamentos.

Quem não tem a luz não pode ver; que é esta ?

"Porque o mandamento é a lâmpada, e a lei, a luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida". Pv. 6:23.

E essas repreensões da correção?

"E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito". Jo. 12:50.

Portanto, Jesus veio nos libertar da lei do pecado e da morte mediante as boas novas ou evangelho, e que corresponde à Sua Lei. Pois disse Isaías:

"Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!" Is. 52:7.

As boas novas, a paz, o bem e a salvação são adjetivos de uma mesma coisa, a Lei de Deus.

Assim, quem morrer em pecado não poderá ressuscitar na primeira ressurreição, no toque da sétima trombeta, quando da ressurreição dos justos. Ap. 11:15 e 18.

Manaus-Am, 01/06/2020.

Oli Prestes

Missionário