PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 2,23-28)(21/01/20)
 
Caríssimos, como vimos na primeira leitura de hoje, todos nós que fomos batizados, somos chamados por Deus para servi-lo com amor e intenso júbilo, uma vez que fazemos parte do seu povo. Todavia, quando se trata de missões específicas, a escolha também é específica, como aconteceu com a escolha do rei Davi. 
.
Com efeito, segundo o hagiógrafo do Livro de Samuel, o Profeta temia perder a vida, porque Deus havia rejeitado Saul por sua desobediência; e por isso o enviou para escolher um novo rei. No entanto, Samuel procurou fazer a escolha pela aparência; ao que Deus lhe mostrou que nem sempre a aparência corresponde a sua vontade, bem como relata o texto: "Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.
.
De fato, o Senhor também nos escolhe para o serviço do Seu Reino, isto é, a salvação das almas. 
O santo Padre, o Papa Francisco, disse na homilia da missa de hoje na Casa Santa Marta: "Nós cristãos, pelo Batismo, fomos todos ungidos com a escolha do Senhor, e isso é puro dom. Peçamos hoje ao Espírito Santo que saibamos proteger este dom com fidelidade. Esta é a santidade cristã."
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje, os fariseus questionaram Jesus por causa da não observância do repouso sabático; fizeram isso porque viram que os discípulos colhiam espigas de trigo em dia de sabado; ao que Jesus respondeu: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. 
.
Ou seja, o sentido da Lei é a salvação humana e não a rigidez opressiva; porque tal rigidez mata a caridade afastando os homens da verdadeira prática da fé que consiste em sermos misericordiosos como nosso Pai do céu é misericordioso.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.