O que esperar do novo ano?

Um novo ano que inicia, mas quais os anseios, esperanças, desejos de realizações para este novo ciclo que começa?

As respostas para estas indagações sabemos pelos meios de comunicação que são as mesmas! Um mundo melhor, mudar hábitos, ser uma pessoa melhor etc... .

Mas estas mudanças acabam ficando no imaginário de muitas pessoas porque se espera mudanças exteriores, espera-se algo que não acontece, como se em um passe de mágica tudo se transformasse. Mas não é assim.

É preciso parar de sonhar de maneira equivocada, e refletir que toda e qualquer mudança acontece a partir do interior de cada ser humano. Quando um indivíduo começa a mudar, tudo ao seu redor passa ser diferente e se torna perceptível. Em um mundo de tecnologias que tudo acontece num toque, espera-se que as mudanças almejadas aconteçam da mesma forma, mas é um processo lento que requer esforço pessoal, mudança de hábitos, pensamentos, escolhas feitas. As atitudes novas no presente são reflexões de um passado, e projeto para o futuro que tanto se espera.

Por isso o conselho de São Tiago Apóstolo é muito importante para ajudar as pessoas a começar a mudar a partir de si. São Tiago diz: “Todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar, e tardo para se irar, porque a ira do homem não cumpre justiça de Deus” (Tiago 1,19-20).

Então, quer ver coisas novas? Reflita neste conselho, ouça mais a si mesmo, conheça-se, fale o necessário e o que edifica os outros, evite a ira que coloca tudo a perder e não resolve nada.

Lembre-se, o grande inimigo que nos impede de mudar e fazer coisas novas somos nós mesmos, por isso é preciso conhecer-se para mudar e mudar o que está ao redor.

Feliz Ano Novo!

Rafael Teólogo
Enviado por Rafael Teólogo em 30/12/2019
Código do texto: T6830168
Classificação de conteúdo: seguro