Natal, Festa Cristã

Curiosidade histórica

O Natal é a comemoração do nascimento histórico de Jesus Cristo. Até o século III, não existia uma data fixa para esta comemoração, somente no século IV o dia 25 de dezembro foi fixado como data oficial, tornou-se assim uma data muito importante para os cristãos principalmente no Ocidente, do ponto de vista cronológico, pois marca o ano 01 da nossa história.

A mística que envolve esta data

Jesus Cristo, Filho de Deus, já existia desde a criação do mundo (cf. Jo 1, 1-18), no tempo previsto, Ele se Encarnou. O Filho de Deus assume a condição humana, menos o pecado.

É um mistério que revela o amor de Deus para toda a humanidade. Um Deus que em Jesus Cristo se rebaixa na condição de criatura, para salvar a todos (cf. Fl 2, 6-11).

Com o nascimento de Jesus, acontece na noite de Natal um intercambio de dons. Deus ao assumir a condição humana enriquece todo o cosmos com sua glória, com seu amor infinito. O presente é Ele quem nos dá, com o nascimento do seu Filho, da parte frágil, Deus acolhe as limitações e misérias. Deus poderia salvar a humanidade sozinho? Sim, mas quis contar com a colaboração humana, para que o Verbo se fizesse carne, Deus contou com o “Sim” da Virgem Maria (cf. Lc 1, 26-38).

Para o cristianismo, o que é celebrado na noite de Natal, é todo este mistério, que recorda a primeira vinda de Jesus, na condição humilde e frágil de uma criança, aí o Reino de Deus já começa a ser apresentado, um novo jeito de ser e de ver o mundo a partir da ótica de Deus, e este Reino começou com Jesus Cristo, mas não está concluído. O Natal também convida a refletir sobre a segunda vinda de Jesus, a sua vinda gloriosa, quando Ele concluirá o Reino, e entregará todas as coisas ao Pai. Seria muito bom se os cristãos do mundo inteiro tivessem consciência de fé, desta mística, e da fé, fosse para a prática, este ensinamento fosse passado de geração para geração, e a noite de Natal, o encontro nas famílias, fossem para celebrar verdadeiramente Aquele que é o centro desta data, Jesus Cristo, e ter em mente e no coração a importância deste evento que envolve esta noite especial. Assim como os Anjos que também nós cantemos: “Gloria a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos homens por Ele amados...”.

Feliz Natal!

Rafael Teólogo
Enviado por Rafael Teólogo em 13/12/2019
Reeditado em 13/12/2019
Código do texto: T6817851
Classificação de conteúdo: seguro