PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,11-19)(13/11/19)
.
Caríssimos, não encontrem os homens no livre arbítrio motivos para praticarem o mal contra os seus semelhantes ou contras as outras criaturas. De fato, vivemos numa época de trevas, onde os homens perderam a noção da verdade, da sacraridade da vida e do bem-estar comum. E passaram a alimentar-se do ódio, da mentira e das intrigas que só trazem divisão e morte, especialmente entre os governantes deste mundo.
.
Com efeito, na primeira leitura de hoje, o Senhor nos alerta que toda maldade lhe é abominável; por isso, tudo já está sendo passado a limpo pelo crivo de Sua Justiça, de tal forma que nada de mal prevalecerá. Quem sobreviverá? Somente "Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos."
.
Ora, o que está acontecendo atualmente no mundo é fruto dos pecados mencionados a cima. Por que será que os homens, apesar de tantos autênticos exemplos dos santos que deram a vida por Cristo, não aprendem e continuam a miserável prática pacaminosa que tanto ofende a Deus e a seus filhos e filhas? Essa resposta se encontra naqueles que se deixaram dominar pelas insídias do maligno e já não conseguem mais se libertar. 
.
O Evangelho de hoje traz o relato da cura dos dez leprosos; nesse episódio vemos que Jesus os cura pela obediência e pela confiança que puseram em suas palavras, no entanto, mesmo depois curados, somente um deles foi salvo por se manter humilde e agradecido. Destarte, peçamos ao Senhor um coração manso e humilde que seja desapegado das coisas que passam para assim produzirmos frutos de justiça e santidade.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.